Rolim de Moura,

Governo de Rondônia orienta ciclistas para maior segurança no trânsito
Após certificar-se de que ele próprio está em condições, ciclista deve atentar para as condições do veículo (bicicleta)

Publicado 25/09/2020
A A

Depois de cerca de três anos de uma intensa campanha constante para melhoria e humanização do trânsito em Rondônia, o Governo do Estado orienta especialmente aos ciclistas, ante o aumento da população que passou usar este sistema de transporte como meio alternativo para ir ao trabalho, às compras e também para passear ou como prática esportiva, maior atenção na sua conduta no trânsito.

Neste ponto, o Departamento Estado de Trânsito de Rondônia (Detran), sob o comando de Neil Gonzaga e Benedita Oliveira, diretores geral e adjunta, respectivamente, tem dedicado esforços, com orientações nas escolas e nas ruas e com investimentos em ações educativas de trânsito, sempre ressaltando para o ciclista que ele é a parte fundamental e que merece toda atenção e zelo neste processo, conforme orienta Carlos André de Souza Benedito, da Diretoria de Trânsito da autarquia, destacando que um importante percentual da população ciclista esquece de si próprio e elege o veículo como prioridade máxima.

O técnico do Detran explicou que antes da jornada pelas ruas, o ciclista deve fazer uma reflexão sobre suas condições para pedalar com segurança. Deve, por conseguinte, adotar as medidas de segurança individual, como uso de capacete e vestimenta adequada – nunca usar roupa escura, dando preferência às roupas claras, e se possível com fitas luminosas de atenção, para facilitar a visibilidade dos motoristas e do conjunto das pessoas que formam o trânsito.

Ele disse também que, só após certificar-se de que ele próprio está em condições é que o ciclista deve atentar para as condições do veículo (bicicleta), checando seu funcionamento mecânico, freios, iluminação e identificação do veículo, de modo que ele possa ser percebido com facilidade pelos motoristas dos automóveis e por todos no trânsito. Ele destacou que a legislação protege o menor (ciclista) no trânsito, mas que isso não é motivo ou justificativa para desobediência. “Na via pública o ciclista tem de andar em fila indiana, próximo à guia da pista”, disse condenando a prática sem critério e displicente que coloca em risco a vida de todos.

Carlos André reconheceu que houve um aumento considerável no número de pessoas que passaram a usar a bicicleta como meio de transporte, observando que este fenômeno decorre da situação criada pela pandemia do novo coronavírus, que levou as famílias a ficarem reclusas em seus lares, e também à consciência ambiental que se expande por todo o planeta, apontando a necessidade da promoção de uma vida mais simples e sustentável, estilo que caiu no gosto da população brasileira.

Como é do conhecimento geral, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) existe como regra que rege e orienta as relações no tráfego. E, neste ponto, demonstra grande preocupação com a integridade física dos diversos agentes do trânsito, de modo especial dos ciclistas. Como bem disse o técnico do Detran, Carlos André, não importa o porquê de seu uso (bicicleta), seja por lazer ou meio de transporte, não é preciso ser especialista para reconhecer que ela é uma opção mais sustentável, saudável e econômica, e que por isso tornou-se um dos meios de transportes mais requisitados do País, com consequência até nos níveis de sua produção pela indústria. “Por este motivo é importante que o ciclista saiba dos direitos e deveres de quem pedala pelas ruas”, disse.

Neste ponto é importante destacar que as bicicletas têm prioridade sobre todos os veículos (motorizados), indicando que todo motorista deve proteger e dar prioridade ao ciclista, permitindo e facilitando a sua passagem. Esta é a regra, mas indo além no processo da segurança no trânsito, de acordo com a prescrição do parágrafo 2°, do artigo 29, do CTB, motorista e ciclista têm o dever legal de zelar e proteger o pedestre, a parte mais vulnerável no tráfego urbano.

O ciclista deve ter em mãos o Código Brasileiro de Trânsito (CBT), que pode ser acessado no endereço eletrônico http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9503Compilado.htm, onde é possível obter, com detalhes, o conteúdo pleno da legislação de trânsito. Entretanto, para facilitar o conhecimento dos ciclistas, o Serviço de Comunicação Social do Detran (Ascom) alinhou e divulgou um conjunto de informações, com direitos e deveres, que devem ser observados e respeitados pelo ciclista em nome da segurança de todos.

ORIENTAÇÕES AO CICLISTA:

“– Seja educado

– Obedeça as leis de trânsito

– Sempre sinalize suas intenções

– Evite ruas e avenidas movimentadas

– Mantenha-se à direita e na mão de direção

– Não faça zig-zag – procure pedalar mantendo linha reta

– Cuidado com a abertura das portas dos carros

– Nunca pedale na contramão a não ser que esteja sinalizado

– Não pedale onde o motorista não pode ver

– Nunca entre com velocidade nos cruzamentos, esquinas ou saídas de estacionamentos

– Nunca force uma situação contra um carro, moto ou ônibus

– Não pedale muito próximo do meio fio

– Pedale de forma que seu comportamento transmita segurança aos outros

– Só olhe para trás quando for realmente necessário

– Com chuva ou chão escorregadio diminua a velocidade

– Com chuva a visibilidade de todos fica prejudicada

– A diferença de velocidade entre uma bicicleta e um automóvel é grande e o tempo de reação do motorista é baixo

– Motoristas de qualquer veículo grande não têm uma boa visibilidade externa, portanto o ciclista deve guardar distância

– O carro ou a moto freiam mais rápido que a bicicleta

– Pedestres tem prioridade sobre ciclistas. Lembre-se que você também é um pedestre. Respeite para ser respeitado

– E lembre-se, o uso de capacete não é obrigatório, mas o ciclista consciente faz questão de usar para sua maior segurança”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram