Rolim de Moura,

Modelo de Excelência em Gestão nas Transferências da União começa a ser implantado em Rondônia
Metodologia será aplicada nos demais órgãos estaduais, por meio da equipe de Captação de Recursos

Publicado 28/09/2020
A A

Servidores da Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog) que compõem a comissão interna de implementação do Modelo de Excelência em gestão das Transferências da União (MEG-Tr) no próprio órgão, concluíram o curso de direcionamento para aplicação da metodologia, que prevê a adoção de práticas de excelência. Com o treinamento, a equipe está apta para realizar a coleta de informações para o preenchimento do Sistema de Melhoria de Gestão (SMED) e desenvolver o Plano de Melhorias.

A capacitação interna foi coordenada pela Gerência de Políticas Públicas da Sepog no formato de videoconferência, sem nenhum custo financeiro. O curso alternou entre blocos teóricos e práticos com exercícios para potencializar o processo de fixação do conteúdo.

“Com o suporte da equipe de informática foi possível abrir quatro salas virtuais de forma simultânea para que nos momentos de exercícios os grupos pudessem interagir e confeccioná-los. Essa dinâmica auxiliou muito no aprendizado dos membros da comissão”, ressaltou a gerente Camila Markeline.

A adesão ao MEG-TR pelo Governo do Estado foi realizada durante o Fórum de Fortalecimento da Rede + Brasil (antiga Rede Siconv), momento em que foram reunidos prefeitos e representantes das secretarias municipais e estaduais com objetivo de sensibiliza-los sobre os processos de adesão de mais recursos, elaboração de projetos e novas entregas ao cidadão.

Como coordenadora dos trabalhos da Rede em Rondônia desde 2016, a equipe da Sepog está focada neste primeiro momento na aplicação interna da ferramenta de excelência. Em seguida, a metodologia será aplicada nos demais órgãos estaduais, por meio da equipe de Captação de Recursos.

“Como o objetivo da implantação do MEG-Tr é contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União, o modelo também será levado às prefeituras de Rondônia, por meio das Secretarias Executivas Regionais do Governo, instaladas nos municípios polos”, explicou o secretário da Sepog, Pedro Pimentel.

MEG-TR

O Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr) é formado por padrões de referência para a gestão organizacional constituídos pela integração e compilação de boas práticas de gestão, visando ao aprimoramento organizacional, ao aperfeiçoamento dos fluxos e práticas, à maximização dos níveis de eficiência e efetividade e ao aumento da capacidade de geração de valor.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram