Rolim de Moura,

No Dia Internacional do Idoso, internos da Casa do Ancião recebem o carinho de familiares por vídeo
Durante a pandemia, visitas e atividades na Casa do Ancião foram suspensas

Publicado 01/10/2020
A A

O Dia Internacional do Idoso é comemorado nesta quinta-feira (1) e celebra a importância da pessoa idosa na família e na sociedade, visando o respeito e o cumprimento dos direitos dessa população.

A Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas) possui em suas competências as políticas e diretrizes voltadas à promoção dos direitos humanos e, nesse sentido, direciona sua atuação também para a promoção, proteção e valorização dos direitos da pessoa idosa.

Através das políticas públicas, a Seas tem alcançado a população idosa com ações que buscam a conscientização sobre os cuidados e a proteção dos idosos. A Casa do Ancião São Vicente de Paula em Porto Velho atende hoje cerca de 22 idosos.

A Instituição de Longa Permanência (ILPI) conta com uma equipe multidisciplinar que atende os idosos de forma que possam ter a garantia de uma velhice mais digna e melhoria dos aspectos biopsicossociais durante todo o processo de envelhecimento ativo, conforme determina a Organização Mundial de Saúde (OMS), que define o envelhecimento ativo sendo este um “processo de desenvolvimento e manutenção da capacidade funcional, a qual permite o bem-estar físico, mental e social na idade avançada”.

Devido a suspensão das visitas na Casa do Ancião, em Porto Velho durante a pandemia, muitos idosos sentem falta do calor humano e das atividades realizadas na casa.

Pensando nisso, algumas servidoras da instituição tiveram a ideia de gravar vídeos dos filhos falando o quanto sentem saudades de visitar os idosos.

O resultado foi mais que o esperado. Com o tempo a Casa do Ancião passou a receber vídeos e mensagens de carinho de várias pessoas com recados que falavam sobre fé, esperança, amizade e o amor.

DIREITOS DA PESSOA IDOSA

A data foi instituída em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar a sociedade a repensar sobre todas as questões que abrangem os direitos da pessoa idosa.

Até o ano de 2006 o Dia Internacional do Idoso era celebrado em outra data, em 27 de setembro, mas foi transferida para o dia 1º de outubro em razão da criação do Estatuto do Idoso, conforme a Lei n. 11.433, de 28 de dezembro de 2006.

O Estatuto do Idoso é o ato normativo do ordenamento jurídico brasileiro destinado a regular os direitos garantidos à pessoa com idade igual ou superior a 60 anos. Ainda, no artigo 1º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, versa que todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos, logo, o idoso é a pessoa que merece nossa incondicional atenção e respeito, em todas as instâncias e instantes.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram