Rolim de Moura,

Confúcio afirma que a comissão da Covid-19 precisa estreitar mais a parceria com o TCU
De acordo com o parlamentar, a comissão tem feito um trabalho bom, entretanto será preciso fazer alguns ajustes para avaliar o que está caminhando bem, para em seguida advertir os órgãos

Publicado 05/10/2020
A A

A comissão mista que acompanha os gastos com a pandemia da Covid-19, presidida pelo senador Confúcio Moura (MDB-RO), debateu nesta segunda-feira (05), em audiência pública, com representantes do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems) e do Instituto Fiscal Independente (IFI), as dificuldades dos recursos repassados aos estados e municípios e cenários futuros, além dos cenários e riscos fiscais/macroeconômicos e as possibilidades de ação para dirimir os impactos negativos na economia frente à crise atual.

De acordo com o parlamentar, a comissão tem feito um trabalho bom, entretanto será preciso fazer alguns ajustes para avaliar o que está caminhando bem, para em seguida advertir os órgãos. O senador disse que é necessário fazer uma parceria mais estreita com o Tribunal de Contas da União (TCU).  “Esse é o tópico mais importante em que nós devemos agora, nesta reta final, prestar muita atenção: acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária”, explicou.

Confúcio Moura destacou a participação do secretário executivo do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Mauro Junqueira, que falou em nome de todos os secretários municipais de saúde do Brasil, respondeu questionamentos, e ponderou a respeito das dificuldades dos municípios e da participação do Ministério da Saúde, que está tomando as decisões em conjunto com os municípios e os estados.

Já o diretor-Executivo da Instituição Fiscal Independente (IFI), Felipe Salto, mostrou a realidade da economia brasileira, sem maquiagem. Ele alertou que a situação é difícil, e que o Brasil precisa de políticas sérias, estáveis e corajosas para superar a dívida que o país irá deixar este ano. A previsão é que, com a pandemia, segundo ele, o déficit primário deve chegar a R$ 877,8 bilhões ao final do 2020.

Reformas

Confúcio Moura afirmou que a única certeza que temos hoje sobre o futuro é a necessidade de se fazer reformas. “Como defensor da educação, acho que a primeira reforma para combater a desigualdade e a miséria é a educação.  Começar logo pela educação.  Ou começa de cima, do MEC, ou começa de baixo pelos municípios.  Mas tem que ter uma onda, um contágio nacional pela formação do conhecimento”, asseverou.

O parlamentar disse ainda que o Brasil precisa fazer uma série de outras reformas como, a tributária. “Chegou a hora de fazer. Chegou a hora de fazer a divisão adequada desses impostos do Brasil.  Será muito importante para facilitar a vida das empresas, porque o governo faz a sua parte, mas quem toca a economia mesmo são as empresas. Elas que se arriscam. É preciso desatar os nós que estrangulam as empresas brasileiras”, falou.

O senador também citou a importância do pacto federativo, de criar uma nova relação dos entes federados, os estados e os municípios, e também colocar em prática as privatizações.  Para o senador, as privatizações são necessárias para deixar o Estado mais leve para fazer o que se destina, que é atender o básico, como segurança pública, educação e saúde. “Sobre o restante, nós temos que fazer muita economia para melhorarmos a vida do transporte das cidades e muitos outros itens necessários para a inclusão de brasileiros. O Brasil tem muita pobreza, muita miséria, muita desigualdade”.

Requerimento

Durante a audiência pública, o colegiado também aprovou o requerimento do Senador Esperidião Amin  (PP/SC)  para debater a retomada do crescimento econômico, diante da dificuldade sistêmica de acesso ao crédito, por parte das micros e pequenas empresas e dos empreendedores individuais; e a falta de previsão orçamentária direcionada para políticas públicas de crédito para os pequenos negócios no Orçamento de 2021.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa