Rolim de Moura,

Papéis e lenços umedecidos passam por perícia do Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia
Empresas foram notificadas e terão prazo para apresentar suas defesas junto ao jurídico do Ipem.

Publicado 16/10/2020
A A

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de Rondônia (Ipem-RO) realizou a perícia em produtos para conferência de medidas – largura e cumprimento – em marcas de papel higiênico, lenço desinfetante, panos umedecidos e lenços de limpeza facial.

Os produtos foram avaliados para conferir se o consumidor está adquirindo o item com o devido comprimento e largura, de acordo com o descrito na embalagem. Segundo a metrologista do Ipem-RO, Elli Maus, o produto tem que seguir a padronização obrigatória de acordo com as portarias do Inmetro 157/2002 e 149/2011.

Uma marca de pano umedecido foi reprovada na avaliação individual devido ao critério de comprimento individual. O lenço desinfetante foi reprovado no tamanho das letras e também no quantitativo. O lenço de limpeza facial foi o único aprovado em todos os critérios.

As marcas de papel higiênico e também de papel toalha também foram avaliadas. O papel toalha foi reprovado em seu comprimento e largura. E as duas marcas de papel higiênico também foram reprovadas por não terem atingido a marca de 60 metros, conforme o descrito na embalagem.

Segundo o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto, o órgão tem cumprido seu papel através de fiscalizações e verificações de produtos pré-medidos. “A atuação do Ipem tem o intuito de verificar se o consumidor está levando para casa o que realmente condiz com o que está sendo vendido”, destacou Aziz.

As empresas foram notificadas e terão prazo para apresentar suas defesas junto ao jurídico do Ipem-RO em virtude da constatação da irregularidade na pesagem dos produtos.

O consumidor que encontrar ou suspeitar de alguma irregularidade em produtos à venda nos supermercados pode relatar o ocorrido à Ouvidoria do Ipem, pelo e-mail ouvidor@ipem.ro.gov.br ou pelo telefone (69) 98479-9055.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram