Rolim de Moura,

Secretário-geral da CBF projeta início da Copa Verde 2020 para janeiro de 2021
Em visita ao Espírito Santo para reinauguração do Estádio Kleber Andrade, Walter Feldman confirmou que a entidade deseja concluir todas as competições do calendário deste ano

Por Ge
Publicado 16/10/2020
A A

Competição que vale vaga na fase de oitavas de final da Copa do Brasil, a edição 2020 da Copa Verde foi praticamente confirmada pelo secretário-geral da CBF, Walter Feldman nesta quinta-feira. O dirigente da entidade, em visita ao Espírito Santo para a reinauguração do Estádio Kleber Andrade, projetou o início da competição regional para janeiro do ano que vem.

Campeonato em formato de mata-mata e que reúne times das regiões Centro-Oeste, Norte e do Espírito Santo, a Copa Verde 2020, chegou a ter a sua realização ameaçada por causa da pandemia da Covid-19 e que fazia parte do novo calendário da CBF para o restante do ano.

Mas há cerca de três meses, o vice-presidente da CBF, Marcus Vicente, já tinha confirmado a manutenção da competição e buscava uma forma de encaixar o torneio no calendário, algo que foi confirmado por Feldmann.

- Tratamos disso ontem. Há um compromisso do presidente (Rogério) Caboclo, do diretor de competições Manoel Flores de nós cumprirmos o calendário completo. Nove competições já foram reiniciadas, todas vocês estão acompanhando, com sucesso, com responsabilidade sanitária, com realização de testes. Mais de 600 partidas, mais de 25 mil testes e não temos tido nenhum problema. Hoje o Brasil é referência mundial de futebol e responsabilidade na área de saúde e nós temos um compromisso de reiniciar a Copa Verde no início do ano que vem, com a presença do Espírito Santo.

Geralmente, o Espírito Santo sempre teve uma vaga na Copa Verde, que ficava com o campeão da Copa ES. No ano passado, um dos representantes capixabas foi o Real Noroeste, porém, com algumas desistências de equipes de estados com vaga, o Vitória-ES acabou agraciado com um convite para participar. Ambas as equipes foram eliminadas na 1ª fase.

Sem a Copa ES 2020, ainda não há uma definição do representante capixaba na Copa Verde deste ano. A tendência é que o campeão ou o vice do Estadual deste ano, que termina no fim de dezembro, fique com esta vaga. O melhor desempenho de um time capixaba na história da competição regional foi o vice-campeonato do Atlético-ES em 2018.

Fonte: Ge