Rolim de Moura,

Diário Oficial do Estado de Rondônia mantém atividades e arrecadações estáveis com sistema online de publicações
Impresso desde a sua criação, em 2019 o DIOF passa a ser gerado e publicado digitalmente.

Publicado 20/10/2020
Atualizado 20/10/2020
A A

Criado em dezembro de 1981 e circulando desde então, O Diário Oficial do Estado de Rondônia (DIOF- RO), que em sua primeira edição publicou a Lei Complementar nº 41 (da criação do estado) e o Decreto nº 1, dispondo sobre a organização do Poder Executivo, vive desde 2019 um novo marco ao ser instituído o Diário Oficial Eletrônico do Estado, e em seguida com a criação da Plataforma de Publicação Eletrônica (PPE/DIOF). 

O PPE é um sistema que permite a solicitação e gerenciamento de publicações das unidades governamentais e não governamentais de Rondônia. O que antes era feito manualmente, hoje, conta com mais agilidade e segurança, facilitando a continuidade das atividades do DIOF, que mesmo com a pandemia se manteve estável economicamente. É o que mostra o Relatório de Receita Recorrente de 2020 (Janeiro–Setembro). Segundo o documento, a receita a considerar-se até o momento chega a casa dos R$ 2 milhões.

Gilson Barbosa, diretor do DIOF, explica que esse valor é correspondente aos Documentos de Arrecadação de Receitas (Dares) de publicações feitos por órgãos governamentais, pessoas físicas, empresas particulares e todas as organizações que dependem do serviço. O diretor destacou ainda que um fator importante para não perder a arrecadação é a agilidade que o PPE trouxe. “A prova da eficiência do novo processo de publicação no DIOF é que, mesmo com um cenário de pandemia que estamos vivendo, o Estado não teve perda de arrecadação com o serviço em relação aos anos anteriores. Com o sistema, o cidadão, órgãos ou empresas podem fazer tudo online, sem necessidade de protocolos presenciais, fazendo com que o serviço não fosse interrompido”, explicou Gilson. 

O secretário chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, lembrou da importância do DIOF para as atividades laborais e enfatizou o serviço desenvolvido pelo diretor Gilson e toda equipe do Diário e Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) na criação do PPE. “Quando conhecemos o projeto de implementação, sabíamos que em um curto período de tempo já teríamos bons resultados com o PPE. A prova disso é a ajuda na arrecadação, que não parou e irá ajudar o Estado alocando esse recurso para áreas deficitárias nesse momento delicado causado pela Covid-19. Isso também significa transparência para o contribuinte”, finalizou.

Desde a extinção do DIOF impresso, Rondônia economizou mais de R$ 1,5 milhão por ano, com a exclusão de papel, tintas e máquinas. Junto com a automatização do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), os servidores públicos que precisam realizar publicação, ganham tempo e desburocratizam a administração pública com rapidez e eficiência.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram