Rolim de Moura,

Em Rondônia, emissão de CNH Digital aumentou mais de 25% desde o início da pandemia
Emissão de CNH Digital aumentou mais de 25% no período da pandemia da Covid-19 em Rondônia

Publicado 27/10/2020
A A

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia afirma que houve um aumento de 25,57% no número de emissões de Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CNH-e) desde o dia 16 de março de 2020, quando teve início o período da pandemia da Covid-19 no Estado. A CNH-e foi implantada no Departamento no dia 1° de maio de 2017 e até 22 de outubro foram baixadas 91.625 CNH-e Digitais, sendo que houve um aumento significativo no número de downloads, comparado ao período antes da pandemia da Covid-19.

O diretor geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga, explica que existem muitas vantagens em baixar o documento digital, além de não ter nenhum custo ao usuário a CNH Digital foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e é válida em todo o território nacional. “É mais fácil o usuário esquecer a carteira em casa do que o celular, em qualquer situação basta apresentar a CNH digital que tem a mesma validade do documento impresso”, afirmou coronel Gonzaga.

O diretor técnico de Habilitação e Medicina do Detran Rondônia, Hassan Mohamad Hijazi, disse que com o advento da pandemia da Covid-19, as pessoas estão buscando utilizar os mecanismos tecnológicos devido à facilidade e praticidade que a tecnologia oferece.

Hassan Hijazi apresentou números por faixa etária dos usuários que mais utilizam da tecnologia para baixar a CNH-e Digital, as pessoas com idade entre 19 e 29 anos são os que mais fazem downloads no aplicativo da Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica, desde a sua implantação já são 37.751 no Estado, em segundo lugar vem o público com idade entre 30 e 39 anos com 27.689, seguido dos usuários com idade entre 40 e 49 anos com 15.597, depois vem as pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos com 7.317 emissões de CNH-e. O público com 60 anos ou mais também tem sua fatia no mercado de emissão do documento eletrônico com 2.807 CNH-e baixadas.

Desde que teve início a pandemia, Porto Velho foi o município do Estado que mais emitiu a CNH Digital com 8.202 downloads, em segundo lugar vem o município de Ji-Paraná com 5.742, seguido de Cacoal com 4.694 emissões.

PASSO A PASSO CNH-e – DETRAN-RO

1. Atualizar gratuitamente o cadastro (celular e e-mail) nos postos do Detran-RO;

2. Baixar no celular o aplicativo, CNH Digital, na (App store ou Play store);

3. Acessar o link abaixo (CNH Digital) no site do Detran/RO, que direcionará diretamente à pagina de cadastro do Denatran;

4. No site de cadastro do Denatran, na opção usuário, clicar em cadastro onde, após conclusão do mesmo será enviado um link de ativação do cadastro no e-mail pessoal do condutor;

5. No e-mail, clicar no link de ativação de cadastro. Será aberto novamente a tela do Denatran para efetuar o login na página;

6. Após efetuado o login, ir na opção usuário, clicar em meus dados e inserir as informações de sua CNH e confirmar;

7. Ir na opção, CNH Digital e clicar em ativar CNH Digital;

8. Será gerado um código de 5 ou 6 letras que deverá ser inserido no aplicativo instalado do celular;

9. Após, será solicitado no aplicativo a criação de senha pessoal (PIN) com 4 números.

10. Pronto! agora é só acessar a CNH Digital em seu celular a qualquer momento. Não é necessário possuir internet para abrir a sua CNH Digital. O aplicativo funciona off-line.