Rolim de Moura,

Servidores criam novas perspectivas profissionais; setor público avança em desenvolvimento
Essas capacitações são essenciais para a valorização do servidor e aumento da produtividade com qualidade de vida

Publicado 28/10/2020
A A

Para criar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, a Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestutura (Sedi), vem investindo nos seus servidores com capacitação como uma ferramenta de valorização, que cria novas perspectivas profissionais e desenvolvimento no setor público.

São 52 servidores que trabalham na Sedi para desenvolver a sua missão, que é planejar, organizar e dirigir ações governamentais que fomentam a indústria e o comércio exterior, eles estão participando de diversos cursos na área da inovação, comunicação e gestão pública de maneira dinâmica. “Já foram realizadas quatorze oficinas esse ano, de quatro horas semanais, e a grande maioria delas teve a presença dos servidores, que são participativos”, esclarece o coordenador de Inovação da Sedi, Thalles Gomes da Fonseca.

O coordenador conta que estão fazendo aquisição de cursos na área de Inovação, Gestão e Implantação de Ambiente de Inovação, Design Think e Criatividade no Setor Público. Os servidores também realizaram cursos gratuitos adquiridos pela Sedi, como por exemplo, o Curso Básico de Planejamento e Orçamentos Públicos – EaD/ECG, Noções Introdutórias de Licitação e Contratos, Administrativos e Gestão Estratégica de Pessoas e Planos de Carreira, entre outros temas relacionados à gestão pública governamental.

Essas atualizações em forma de capacitação, oficinas e workshop são necessárias para a valorização profissional e aumento da produtividade com qualidade de vida. “As capacitações têm o beneficio de aumentar a produtividade do servidor sem adoecer, com ambientes saudáveis. Então o nosso foco é fazer as entregas dos nossos serviços oferecidos e a valorização do servidor, trazendo a inteligência emocional, e assim aumentando a produtividade com as capacitações”, explica o coordenador Thalles.

Thalles conta que o superintendente da pasta da Sedi realizou um mapeamento de todos os coordenadores e gerentes sobre análise de perfil comportamental. “Esse mapeamento foi realizado por uma empresa que também fez treinamento com os servidores. Foi feito um levantamento do perfil comportamental de cada servidor e foram identificadas suas maiores habilidades e competências, as suas limitações e como a gente trabalha essas limitações”.

Servidores do Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), e do Sistema Nacional de Emprego (Sine), e seus coordenadores participam das capacitações por terem vínculo com a Superintendência.

Para o mês de novembro será realizada uma oficina de 24 horas, divididas em seis dias, sobre Modelos de Negócios e Atração de Investimentos para os servidores.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram