Rolim de Moura,

Estado de Rondônia representa o Brasil em workshop realizado pela ONU sobre políticas para as Unidades de Polícia Formada

Publicado 29/10/2020
Atualizado 29/10/2020
A A

Com o objetivo de revisar e atualizar as políticas para as Unidades de Polícia Formada e seus respectivos procedimentos operacionais em missões de paz da Organização das Nações Unidas (ONU), a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania do Estado de Rondônia (Sesdec) representou o Brasil em um workshop mundial, com os temas: Formed Police Unit Policy e Stabdard Operating Procedure in the evaluation of FPU (Políticas da Unidade de Polícia Formada e Procedimentos Operacionais Padrão para avaliação das FPU), realizado pela ONU, na terça-feira (27).

O Brasil colaborou com a presença do secretário da Sesdec, coronel José Hélio Cysneiros Pachá. O workshop viabilizou a troca de experiências entre os atuais e ex-integrantes de missões de paz coordenadas pela ONU.

Devido à larga experiência e participações em missões de paz, como a de Moçambique em 1994 e Timor Leste em 2003, o secretário de Segurança Pública contribuiu com sua expertise operacional. “As trocas de experiências vão nortear as políticas que definem os procedimentos da Unidade de Polícia Formada”, destacou o secretário.

Em 2006, o coronel Pachá foi o único brasileiro a ir à China para treinar os 100 primeiros chineses que iriam, à época, voluntariar-se no Haiti em 2006, na missão de paz coordenada pela Organização das Nações Unidas.

Ainda segundo o secretário, essas experiências foram determinantes para que a ONU o escolhesse para representar o Brasil nesse workshop de fundamental importância para melhorar o desemprenho das missões de paz pelo mundo. “Representar o Estado e o governador Marcos Rocha foi uma honra”, concluiu o secretário Pachá.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram