Rolim de Moura,

Comunidades indígenas agradecem apoio do senador Confúcio Moura
Meta do parlamentar, ainda este ano, é atingir 110 pontos de internet de alta velocidade aos povos isolados. Noventa e cinco já foram implantados

Publicado 30/10/2020
A A

Rondônia – O Projeto de Internet Gratuita em banda larga para várias comunidades e distritos do Estado de Rondônia, viabilizado por meio de emenda do senador Confúcio Moura (MDB/RO), pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão (Gesac), tem mudado a vida dos povos indígenas e ribeirinhos que, graças a mais essa ação do parlamentar, saíram da escuridão tecnológica e abriram os horizontes para a realidade digital.

Firme defensor dos direitos dos povos isolados no Senado Federal, Confúcio Moura destaca que a meta este ano é de levar 110 pontos de Internet de alta velocidade para estas comunidades. De acordo com ele, 95 já foram instalados, faltando apenas 15. Regiões afastadas que contam com escolas, unidades básicas de saúde, conglomerados de moradores, assentamentos, ribeirinhos e indígenas estão entre os beneficiados.

“Como senador é o máximo do meu orgulho pessoal, pois esta é uma promoção à inclusão digital. Estou satisfeito, e vamos avançar cada vez mais”, salienta Confúcio Moura, que votou a favor e intermediou a aprovação do Projeto de Lei (PL) que cria um plano emergencial de combate ao coronavírus nas indígenas, quilombolas e tradicionais; e desenvolve o projeto de inclusão digital ‘Sou Conectado’, que beneficia mais de 7.600 pessoas em comunidades isoladas com internet e telefonia móvel.

Gratidão

O professor Tambura Amondawa, da aldeia Trincheira (tribo Uru-Eu-Wau-Wau), localizada do município de Mirante da Serra, destaca que o senador sempre teve compromisso com a sociedade indígena e por meio de ações diferenciadas em favor destes povos, mostra que quer ver as coisas acontecerem.

Ele cita que a internet Gesac, viabilizada pelo parlamentar, contempla várias tribos na região, a exemplo da Ricardo Franco e Boa Vista de Guajará-Mirim, onde, conforme salienta, os indígenas são muito bem assistidos pelo senador. “Somos muito gratos pela visão e carinho que o ele tem para com a comunidade indígena. Muito obrigado!”, agradece Tambura.

Os índios Jeferson Tupari, da aldeia fluvial da Terra Indígena Ricardo Franco, e Graciano Oro Waram, ambos de Guajará-Mirim, também fazem questão de agradecer ao senador pelas grandes ações realizadas na região. “São vários trabalhos realizados por ele aqui na nossa comunidade. Entre eles, o que foi feito em parceria com o Barco Hospitalar, que atendeu aos povos indígenas e ribeirinhos, o apoio à nossa Festa Cultural, e a educação. O senador nos visita e conhece nossa realidade. Somos muito gratos a ele”, ressaltam.

Fonte: Assessoria de Imprensa