Rolim de Moura,

Serviços de infraestrutura na área de tecnologia e comunicação geram economia para o Governo de Rondônia
É fornecido acesso à internet para as unidades do Governo

Publicado 30/10/2020
Atualizado 30/10/2020
A A

Durante os meses de janeiro a setembro deste ano foi gerada uma economia de mais de R$ 11 milhões para o Governo de Rondônia, através de serviços de tecnologia da informação realizados pela Gerência de Infraestrutura da Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic). No ano de 2019 foram R$ 13 milhões e a perspectiva é que nesse ano de 2020 a meta seja de R$ 14 milhões em economia.

A precificação de serviços é um trabalho que foi iniciado no ano de 2019, voltada para a mensuração da prestação de serviços da Setic dentro das secretarias do Palácio Rio Madeira e as entidades estaduais que não estão in loco no complexo administrativo.

“A ideia da precificação é mostrar que se o Estado estivesse contratando esses serviços de uma empresa privada, quanto que gastaria com esses serviços. Ao prestar esses serviços pela Setic o custo é zero, sendo que a gente demonstra então o quanto nós geramos de economia para o Estado, e assim não precise contratar esse serviço externamente”, explica o gerente de Infraestrutura e Serviços da Setic, Gabriel Carrijo Bento Teixeira.

O gerente explicou ainda que é feita uma pesquisa de mercado com os menores valores de contratos praticados pela Administração Pública. “ Temos uma equipe com sua lista de clientes e os nossos chamados, que são feitos pelo portal de atendimento. E a partir do consumo de cada unidade do Governo, nós geramos o valor que elas teriam que ter de contrato para manter esses serviços com alguma unidade privada”.

A grande parte dos serviços disponibilizados pela Setic são consumidos pelo Governo do Estado e divididos em categorias, como a Infovia, que é a conectividade entre os pontos do governo estadual, entre Porto Velho, Candeias e Ariquemes. “ Fornecemos acesso à internet para as unidades do Governo através dos nossos sistemas e dispositivos. Também realizamos atendimento de chamados, que são todos aqueles clientes que precisam de formatação de computador, construção da rede, apoio no uso do sistema SEI. Ofertamos também infraestrutura com o serviço que contém o armazenamento de todos os dados das secretarias. Precificamos também a manutenção das linhas VOIP e os serviços de comunicação via e-mail”, esclarece Gabriel Carrijo

Além de contribuir na parte econômica do Estado, a Setic tem se empenhado cada vez mais para oferecer o melhor serviço. “Desde 2019 temos focado na substituição de equipamentos defasados, foco no reequipamento e prestação de serviços para todas as secretarias. Pretendemos deixar a nossa infraestrutura com tecnologia de ponta, para que todos os serviços à sociedade sejam possíveis e eficientes, montando a base para futuras smart cities em Rondônia. Uso de sistemas que vão atender a população por meio da Infovia”, esclarece o superintendente da Setic, coronel Delner Freire.

As entidades estaduais que queiram aderir aos serviços da Setic podem solicitar através do Portal de Atendimento ou no telefone 3212-9513.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram