Rolim de Moura,

Conselho de Ética define relator e inicia análise de representações contra o deputado Lebrão, por quebra de decoro
Houve a definição do relator do caso, que será o deputado Alex Redano (Republicanos).

Publicado 04/11/2020
Atualizado 09/02/2022
A A

Sob a presidência do deputado Ismael Crispin (PSB), o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Casa se reuniu na tarde desta terça-feira (03), no plenário das deliberações, para analisar os pedidos de cassação que estão na Assembleia Legislativa de Rondônia. A sessão foi transmitida ao vivo nas redes sociais e na TV Assembleia, canal 7.2, em Porto Velho.

A reunião contou com as presenças do vice-presidente do Conselho de Ética, deputado Edson Martins (MDB), dos deputados Alex Redano (Republicanos), Jair Montes (Avante), Cirone Deiró (Podemos) e Marcelo Cruz (Patriotas). Os deputados Luizinho Goebel (PV) e Ezequiel Neiva (PTB) participaram por videoconferência.

Ao iniciar os trabalhos, Ismael Crispin falou sobre a composição do Conselho, definido pelos líderes dos blocos partidários que integram a Assembleia Legislativa. "A relatoria vai ser definida em sorteio e esta presidência não concorre, como forma de não correr riscos de um acúmulo de atribuições. Todo o trabalho está sendo acompanhado, assessorado pela advocacia da Casa, para garantir a legalidade do ato", disse Crispin.

Em seguida, foi realizado o sorteio entre os membros titulares do Conselho de Ética: Alex Redano, Jair Montes, Luizinho Goebel e Edson Martins.

O nome sorteado foi o do deputado Alex Redano. "O sorteio demonstra a transparência dos trabalhos desta Comissão. Vamos fazer o nosso trabalho com empenho, dedicação e muita transparência", disse Redano.

O deputado Cirone Deiró parabenizou a condução dos trabalhos pelo deputado Crispin e destacou a escolha do relator através de sorteio, como forma de assegurar ainda mais transparência.

Edson Martins também elogiou a escolha do relator, através de sorteio. "Me coloco à disposição para contribuir com este Conselho, com esse trabalho tão importante".

O deputado Jair Montes disse que o sorteio colocou em boas mãos a relatoria desse processo. "É um deputado justo, correto, íntegro e muito ponderado. que com certeza vai desempenhar muito bem seu trabalho".

Representações

Em seguida, Cirone Deiró passou a ler as duas representações de quebra de decoro parlamentar, patrocinadas pelos cidadãos Sinclair Rebouças, Carlos Caldeira e Sofia Andrade Gomes de Aguiar, contra o deputado José Lebrão (MDB).

Após a leitura, Ismael Crispin determinou que sejam disponibilizadas cópias das denúncias apresentadas ao deputado representado, José Lebrão, para que tome conhecimento do processo, e também para o relator, Alex Redano.

Ao final, o relator disse que vai seguir à risca a legislação e estará à disposição da imprensa, para dar os esclarecimentos devidos. "Também quero pedir à advocacia da Casa para realizarmos uma reunião preparatória, inicial".

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: ALE/RO