Rolim de Moura,

Inscrições para especialização em Educação Profissional e Tecnológica estão abertas a partir desta quinta-feira, 5

Publicado 06/11/2020
Atualizado 06/11/2020
A A

Os professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) tem mais uma oportunidade de especialização. Desta vez, uma Pós-Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT), na modalidade de Ensino a Distância (EaD), ofertada pelo Ministério da Educação (MEC), através do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). O período de inscrição e envio de documentos acontece a partir desta quinta-feira (5), até 19 de novembro.

Podem concorrer a uma vaga os graduados em qualquer área de conhecimento, cujo diploma seja devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) ou designado por este, e que tenham interesse em atuar em cursos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na rede pública de ensino do Estado de Rondônia.

De acordo com Adir Josefa de Oliveira, presidente do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep), esta é uma conquista da Seduc e do Idep, que intercederam para que um segundo edital, de vagas remanescentes, fosse favorável a professores sem experiência nesta área.

“Nós solicitamos ajuda para que houvessem menos exigências como, por exemplo, comprovar experiências, pois começamos a trabalhar com Educação Profissional agora. Nenhum professor nosso pode participar do primeiro edital, devido os critérios serem muito rigorosos. Então agora, o professor que quer atuar na Educação Profissional tem essa oportunidade. O processo é aberto para todos os estados da federação e cada um tem a sua cota de vagas”, comenta.

O curso terá duração de 12 meses e no calendário de estudo estão aulas, atividades práticas, avaliações e defesa de Trabalho Final de Curso (TFC). A especialização, além de capacitar os profissionais da Educação, tem o objetivo de estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a Educação Tecnológica e promover a Educação a Distância como estratégia educativa

INSCRIÇÕES

O professores devem fazer a inscrição via internet, até o dia 19 de novembro, às 23h59 do horário de Brasília, e enviar as documentações exigidas no edital em um único arquivo (.pdf), que será anexado no campo indicado no formulário de inscrição.

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) faz parte do Programa Novos Caminhos, do MEC, sendo financiado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), por meio do Termo de Execução Descentralizada nº 8747.