Rolim de Moura,

Procura da indústria diminui e preços recuam novamente

Por Cepea
Publicado 09/11/2020
A A

Parte dos agricultores avançou com a colheita de mandioca nos últimos dias, com o objetivo de liberar áreas para outras culturas – principalmente grãos – ou de contratos de arrendamentos a vencer.

Porém, segundo colaboradores do Cepea, a maioria desses agentes diminuiu ainda mais as entregas por conta dos atuais preços da raiz, que estão em baixos patamares, ou para priorizar o plantio ou tratos culturais. Há também mandiocultores que não dispõem de lavouras para colher até o fim deste ano.

Assim, na maioria dos casos, a oferta ficou abaixo das expectativas de agentes da indústria. Entretanto, parte desses players optou por diminuir a moagem, devido à baixa liquidez no mercado dos derivados e também para evitar a formação de estoques a custos altos.

Além disso, a maioria das empresas não operou no feriado de Finados (2). Essa menor demanda pressionou as cotações de mandioca em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea.

Entre 3 e 6 de novembro, a média nominal a prazo para a tonelada posta fecularia baixou 2,6%, para R$ 478,73 (R$ 0,8326 por grama de amido, na balança hidrostática de 5 kg), a média semanal mais baixa desde setembro deste ano. Em quatro semanas, a queda acumulada é de 13,2%. 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Cepea