Rolim de Moura,

Procon-RO alerta o consumidor contra ofertas vantajosas e golpes de empresas inidôneas na internet
Pessoas que se sentirem lesadas em compras virtuais podem denunciar empresas ao Procon e evitar golpes

Publicado 12/11/2020
A A

O Programa de Orientação, Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-RO) alerta aos consumidores sobre sites duvidosos e propagandas enganosas, a fim de evitar que caiam em golpes durante compras pela internet. Os consumidores podem fazer pesquisas em sites de busca ou de reclamações sobre a idoneidade das lojas virtuais.

Dados coletados na Fundação Procon-SP revelam uma extensão de sites de empresas irregulares ou detentoras de propaganda enganosa. “O site da empresa escolhida para a pessoa fazer sua compra corresponde realmente à empresa anunciada?”, indaga o coordenador estadual Procon-RO, Ihgor Rego, explicando que no canto superior esquerdo do navegador de internet existe o cadeado indicando navegação segura, e que o site em questão não expõe os dados do cliente.

A dor de cabeça é grande, como constata o Procon de Rondônia. Segundo Ihgor, apesar de notificadas, muitas empresas que anunciam na internet não responderam por irregularidades, outras, nem sequer foram encontradas pela Fundação Procon-SP.

Muitas empresas inidôneas se escondem após a prática de golpes eletrônicos, alerta o Procon à população rondoniense, sugerindo que evite negociar com elas. Essa prática tem impossibilitado muitas vezes a busca da intermediação entre as partes, ou a abertura de processo administrativo.

Conforme alertou o coordenador, sites criados exclusivamente para enganar o consumidor não realizam legalmente o comércio eletrônico de produtos e serviços anunciados. “Alguns apresentam endereços falsos, levam o nome de empresas conhecidas, porém, com alguma diferença no nome, e até mesmo sinônimos, layout e anúncios muito parecidos com os de empresas originais”, disse.

A orientação é para que as pessoas observem atentamente o endereço eletrônico do estabelecimento, antes de fazer qualquer compra virtual, dando preferência a sites originais.

CONSUMIDOR DEVE:

► Procurar no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato, além do e-mail). Checar se essas informações estão corretas;

► Desconfiar de ofertas vantajosas demais;

► Não comprar em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta;

► Ler a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;

► Imprimir ou salvar todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios, notas fiscais, etc).

FALE COM O PROCON RONDÔNIA

Para denúncias ou solicitar informações, a população pode entrar em contato com o Procon-RO por meio do Whatsapp: (69) 9 8491 2986 e telefone (69) 98482 0928, ou ainda por meio da página social: Facebook Procon Rondônia.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram