Rolim de Moura,

Embrapa: planta amazônica ajuda a combater pragas agrícolas
Em cultivos de abacaxi, reduziu em 87% os ataques da broca-dos-frutos

Publicado 14/11/2020
A A

Abundante em diversas partes do país, a planta pimenta-de-macaco é apontada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como matéria-prima para um inseticida útil no controle de diversas pragas agrícolas. Segundo os pesquisadores, a planta – chamada de Piper aduncumL pela literatura científica – é rica em uma substância muito utilizada por diversos setores industriais agro-químicos e farmacêuticos: o dilapiol.

Em cultivos de abacaxi, reduziu em 87% os ataques da broca-dos-frutos e em 70% a presença do percevejo, resultados que confirmam a eficiência do produto como inseticida natural”, exemplifica o pesquisador da Embrapa no Acre, Murilo Fazolin, responsável pelos estudos que há 20 anos vêm sendo desenvolvidos pela empresa pública. O inseticida botânico foi eficaz também para o controle da lagarta-do-cartucho do milho (Spodoptera frugiperda) e do psilídio-dos-citros (Diaphorina citri), inseto que transmite a bactéria Candidatus Liberibacter, causadora do Greening – a principal doença da citricultura.

Segundo o pesquisador, um dos primeiros indícios de que a planta era tóxica para insetos e pragas surgiu quando identificaram que, quando mais adulta, a planta não sofria ataque de lagartas. “Até o terceiro mês pimenta-de-macaco costuma sofrer ataque de lagartas. Vimos que, a partir daí, quando ela provavelmente já começa a produzir dilapiol, esses ataques encerraram. Isso foi um indício de que ela era tóxica a insetos e pragas”, disse.

Diante dessa constatação, a Embrapa começou a selecionar espécies da planta que continham concentrações diferenciadas de compostos, na relação com o dilapiol. “Avançamos nas pesquisas e ampliamos o foco para o controle de pragas agrícolas e pecuárias, como, por exemplo, os carrapatos de boi”.

Fazolin explica que, entre os efeitos causados pelo dilapiol está o de inibir, nas pragas, a produção de enzimas que ajudam a eliminar compostos tóxicos de seu organismo por meio da urina e das fezes. “Ela altera o poder desses organismos para se desintoxicarem porque atua no sistema imunológico, bloqueando sua autodefesa”, resume o pesquisador.

Inofensiva ao meio ambiente

Outra vantagem do uso do dilapiol extraído da planta pimenta-de-macaco está relacionada ao fato de se tratar de uma substância natural que se degrada facilmente no ambiente, sem oferecer riscos à saúde humana e sem causar danos ao solo e aos cursos d´água. “Isso viabiliza a oferta de inseticidas de baixo impacto ambiental, capazes de contribuir para a sustentabilidade das cadeias produtivas de alimentos”, acrescenta o pesquisador.

Há mais de 1.400 espécies da planta catalogadas, segundo o Índice Internacional de Nomes de Plantas. Destas, cerca de 400 são encontradas no Brasil. Fazolin, no entanto, alerta que há que se tomar cuidado com a concentração do óleo que é extraído dela, uma vez que, em excesso, pode até causar queimadura nas folhas das plantas onde for feita a aplicação.

O processo de destilação, pelo qual o óleo é extraído a partir de folhas e talos secos, é por arraste de vapor – procedimento sofisticado que nem sempre é possível de ser feito pelas populações tradicionais. Diante disso, parcerias com setores industriais (agroquímicos e farmacêuticos, principalmente), podem ser interessantes inclusive para ampliar o leque de uso das substâncias extraídas da planta. “Há grande potencial de aplicação em diversas culturas. Entre elas, as de soja, milho, feijão, arroz e frutas, especialmente cítricas”.

Ele acrescenta que a Embrapa Amazônia Ocidental chegou a desenvolver estudos que possibilitam a produção de repelentes a partir da planta. “Além disso sabemos que a população costuma usá-la para combater problemas como diarreia, dores lombares, e até mesmo fungos”, disse o pesquisador da Embrapa no Acre.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram