Rolim de Moura,

Entenda por que apuração de SP, Rio e outras cidades está atrasada
Em 2020, pela primeira vez, os dados foram todos enviados ao TSE, que ficou responsável por divulgar os resultados

Por r7
Publicado 15/11/2020
A A
FOTO: Roberto Jayme/ASCOM/TSE

As principais capitais do país, como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte, estão com a apuração dos resultados das eleições municipais atrasada. O mesmo cenário é observado em diversas cidades do país. A razão é uma mudança no processo de apuração dos votos neste ano.

Até 2016, todos os votos eram computados pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais), revelados e depois enviados ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral). A partir de 2020,os dados da votação estão sendo totalizados pelo próprio TSE.

A expectativa era que com isso acelerasse a apuração, mas ocorreu o oposto. O presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, explicou essa mudança na entrevista da noite de domingo.

"De fato, houve alteração e totalização foi centralizada no TSE. Desde o primeiro momento, não tive simpatia por essa opção que não foi tomada por mim. Por ser uma novidade, pode estar na origem da instabilidade que nós sofremos. A rede de transmissão de dados é fechada e não houve ataque", explicou.

O vice-presidente do TSE, ministro Edson Fachin, também falou sobre o assunto. "A centralização da totalização foi uma recomendação da área técnica. Preferimos optar pela segurança e higidez, que pela agilidade. O TSE está pagando o preço por ter feito uma opção pela segurança", justificou.

O presidente do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos, confirmou mais cedo que o problema da lentidão da totalização dos votos das eleições em São Paulo está no processador do TSE. Disse que o processador foi restaurado.

Para piorar a situação, houve um problema técnico, conforme descreveu Barroso: "Houve um atraso na totalização dos resultados por conta de um problema técnico. Um dos núcleos dos processadores de um dos supercomputadores falhou e precisou ser reparado. Amanhã espero poder dar a explicação técnica", disse.

Há pouco, o ministro Barroso informou, porém, que o TSE já recebeu "96% dos resultados vindos dos Estados e 77% já foram totalizados."

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: r7