Rolim de Moura,

‘Gestão compartilhada do atendimento e registro de ocorrências sanitárias no e-Sisbravet’

Publicado 17/11/2020
A A

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Coordenação de Epidemiologia e Vigilância Veterinária, subordinada a Gerência de Defesa Sanitária Animal (GDSA) da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia (Idaron), promoveu no último dia 12 de novembro, uma reunião sobre a gestão compartilhada do atendimento e registro de ocorrências sanitárias no e-Sisbravet.
A reunião online contou com a participação de supervisores regionais, coordenadores de programas sanitários e teve como objetivo, demostrar, de forma geral, o sistema e-Sisbravet para orientá-los quanto ao uso para a gestão de dados e quanto a padronização dos procedimentos de gestão no atendimento de notificações de ocorrências. Além disso, durante a reunião, foi destacada a importância do produtor rural notificar suspeitas de doenças em sua propriedade, para isso, a Agência Idaron disponibiliza além dos canais já existentes, um canal online, por meio do site www.idaron.ro.gov.br.

A coordenadora estadual de Epidemiologia e Vigilância Veterinária da Idaron, Emanuela Panizi Souza, explica que “a participação conjunta de supervisores regionais e coordenadores de programas sanitários possibilitou a padronização de procedimentos, além de reforçar a importância de seus papéis como líderes nesse processo de gestão compartilhada. Adicionalmente, os supervisores regionais serão multiplicadores dessas informações junto a chefias das unidades locais”.

Com essa ação, todos os agentes da área técnica da Idaron estarão cientes de suas responsabilidades relacionadas ao novo sistema. Esse processo, iniciou-se no final de 2019, quando a equipe de epidemiologia da agência foi capacitada pelo Mapa para ser multiplicadora do uso do e-Sisbravet. Desde fevereiro de 2020, 79 médicos veterinários foram capacitados para o uso do sistema.

“Os médicos veterinários locais, por sua vez, têm apresentado o sistema aos servidores das unidades locais, capacitando-os para o registro de notificações no e-Sisbravet. Com todas essas ações, a Idaron reforçou seu compromisso com a prática da vigilância e emergência veterinárias, de forma a atender parâmetros nacionais e internacionais, diante dos desafios sanitários interpostos”, conclui Emanuela Panizi.

SISBRAVET

O Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinárias (SISBRAVET), entrou em atividade em janeiro de 2020. Representa um conjunto de recursos organizados e integrados (estrutura, pessoal, normas, procedimentos, processos, tecnologias) direcionado ao planejamento e gerenciamento da prevenção, detecção e pronta reação às ocorrências zoossanitárias de interesse pecuário nacional.

É a ferramenta eletrônica específica para gestão dos dados obtidos na vigilância em saúde animal em todo território brasileiro, desenvolvida para o registro e acompanhamento das notificações imediatas de suspeitas de doenças e das investigações realizadas pelo Serviço Veterinário Oficial (SVO).

Também possibilita às autoridades veterinárias oficiais coordenarem e monitorarem a evolução do processo de investigação em tempo real, até a confirmação ou exclusão das doenças de forma compartilhada em todos os níveis.

Fonte: Assessoria de Imprensa