Rolim de Moura,

Workshop reúne servidores para alinhar e desenvolver software voltado à Regularização Fundiária Urbana do Estado
Durante o encontro foram notadas algumas necessidades para que a nova ferramenta seja voltada para a população de uma maneira mais ágil

Publicado 17/11/2020
Atualizado 17/11/2020
A A

As superintendências estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic) e de Patrimônio e Regularização Fundiária (Sepat), com representantes de unidades de Regularização Municipal das prefeituras no Estado de Rondônia, participaram do workshop colaborativo “Lean Inception”, para alinhar o trabalho de um grupo de pessoas sobre um Produto Mínimo Viável (MVP) a ser construído, ou seja, desenvolver um software voltado para a regularização fundiária.

O intuito do evento foi alinhar com os colaboradores envolvidos a definição, objetivos, estratégias e escopo do produto. Para que os analistas da Setic pudessem ter um processo colaborativo e eficiente, onde todos os participantes precisaram estar totalmente focados nas atividades realizadas para construir um produto mais assertivo.

Para o gerente de Desenvolvimento da Setic, Maicon Moreira da Silva, esse encontro fez-se necessário para diminuir os riscos e aumentar a possibilidade de desenvolver o produto certo e o mais próximo possível para atender a necessidade da sociedade, do Governo e das pessoas que estão participando da construção colaborativa. “Assim teremos uma grande possibilidade de sermos assertivos no desenvolvimento do software”, concluiu.

Durante o encontro foram notadas algumas necessidades para que a nova ferramenta seja voltada à população de uma maneira mais ágil e também para facilitar a obtenção de dados no andamento dos convênios realizados com os municípios. Dando mais celeridade no processo de Regularização Fundiária Urbana no Estado.

A técnica da Unidade de Regularização Municipal de Cerejeiras, Ellen Serafin Cortez, participou do workshop, satisfeita com o novo sistema que será desenvolvido.  “O sistema será muito beneficente para o nosso setor de cadastro da Regularização Fundiária, e estamos esperançosos para obter um sistema que terá um auto índice de inteligência a ser implantado. Também irá poupar nosso tempo, pois os processos vão ser realizados mais rápidos e será de extrema importância para o nosso município”.

Com as dúvidas esclarecidas e a criação do escopo do produto, foi definido o sistema que será implantado pelos participantes. “O ‘Sistema Regulariza Já’ será permitido ao cidadão que está em busca do título de terra, com um rápido acesso, de maneira segura e com garantia que a terra é sua. O cidadão é o principal beneficiado com o sistema desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado de Rondônia”, esclareceu o superintendente da Setic, coronel Delner Freire.

O diretor estadual de Patrimônio e Regularização Fundiária, Jorge Luiz Mello da Costa disse que a preocupação da Sepat sempre foi em elaborar um sistema que toda a população carente tivesse acesso. “Conversamos com a equipe da Setic e realizaram um produto de excelência. A Sepat tem o intuito de regularizar o maio número de títulos possíveis para esse ano e para o próximo ano, e queremos fazer de um maneira pioneira, porque estamos pensando na população ter a sua terra titulada. Esse é o propósito do Governo de Rondônia”.

O encontro com os técnicos foi realizado durante cincos dias, de 9 a 13 de novembro, no auditório da Escola de Governo no Palácio Rio Madeira. E contou com os técnicos da Regularização Fundiária dos municípios de Porto Velho, Cerejeiras, Vilhena, Corumbiara, São Felipe do Oeste, Espigão d’Oeste e Itapuã do Oeste.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram