Rolim de Moura,

MDB e DEM são os partidos que mais elegeram prefeitos em Rondônia
Ao todo, 14 partidos saíram 'vitoriosos' no primeiro turno das Eleições. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

Publicado 17/11/2020
A A

O MDB e DEM são os dois partidos que mais elegeram prefeitos nas 51 cidades de Rondônia. Ao todo, 14 partidos saíram 'vitoriosos' no primeiro turno das Eleições.

A partir de janeiro de 2021, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB vai ocupar nove cadeiras municipais, enquanto o DEM terá oito chefes do executivo. Empatados, PP e PSD terão 6 gestores cada um.

A prefeitura de Porto Velho é a única em que a disputa será decidida no segundo turno. Na capital, PSDB (Hildon Chaves) e PP (Cristiane Lopes) disputam a cadeira do poder executivo no dia 29 de novembro.

Cenário dos partidos
O PT, que tinha candidatos a prefeito em dez cidades do estado, conseguiu vencer apenas em Teixeirópolis, com a reeleição de Tonin Zotesso.

Já o PSL estava disputando o pleito em três cidades, inclusive a capital Porto Velho com o candidato Eyder Brasil, mas não venceu em nenhuma. Os partidos Cidadania, DC, PC do B, PL, PSC, PRTB, PTB, Solidariedade e PSOL também não conseguiram emplacar gestores municipais.

Um dos partidos com mais candidatos disputando as eleições municipais era o MDB; foram 26 tentando entrar nas prefeituras, e somente nove receberam votos suficientes. O partido conseguiu se eleger em basicamente toda região do Vale do Guaporé (São Francisco, Seringueiras e São Miguel).

Mudanças com relação a 2016
Apesar do MDB ser o que mais elegeu prefeitos neste ano, o partido teve uma queda de 30% em relação a eleição de 2016, quando o MDB emplacou 13 cidades.

O TSE indica que o PSDB perdeu três cadeiras do chefe do executivo no interior nas Eleições 2020, enquanto o PP perdeu uma em relação a 2016. O PV se manteve em 3 eleitos

O PDT também encolheu nas urnas neste ano: foram três candidatos eleitos. Já em 2016, segundo o TSE, o partido teve oito vencedores.

Comparando com a eleição passada, o partido que mais cresceu nos municípios do interior foi o DEM. Saiu de 3 para 8 prefeitos eleitos (um aumento de 166%).

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO