Rolim de Moura,

Confúcio lamenta sofrimento do povo amapaense por causa do apagão elétrico

Publicado 17/11/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

O presidente da Comissão Mista que acompanha as medidas do Poder Executivo contra a pandemia de coronavírus, senador Confúcio Moura (MDB-RO), enfatizou, durante audiência pública do colegiado com o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, a importância do debate não só em razão do apagão, mas as consequências na área da saúde pública do Estado do Amapá.

Confúcio Moura lembrou que a comissão da Covid-19 é a única, até o momento, funcionando no Congresso. “Nós somos a expressão do Congresso Nacional neste momento. Então, que fique bem claro, que, através desta Comissão, nós estamos nos expressando, abrindo espaço para um debate, para a informação da imprensa local, das autoridades locais e do povo do Amapá.

O parlamentar lamentou a dramática situação e as consequências da falta de energia para a saúde pública naquele Estado. “O apagão gerou mortes, gerou internações, gerou uma crise nas unidades de saúde do Amapá”. Confúcio disse ainda que a Comissão está cumprindo a obrigação de enfrentamento da pandemia com todas as suas consequências.

De acordo com o senador, o brasileiro está assistindo sistematicamente pela imprensa nacional o grau de sofrimento do povo amapaense com o blecaute que atinge praticamente todo o estado desde o dia 3 de novembro. “Imagine o cidadão ficar sem energia por doze dias na sua casa, sem água, sem internet. Imagine?”, arguiu.

O diretor da Aneel falou que as causas do apagão estão sendo apuradas dentro das regras do setor elétrico brasileiro, e que o órgão está elaborando uma minuta do relatório de análise de perturbação e encaminhará à Comissão o documento formal. “Uma vez com o relatório de análise de perturbação em mãos, num primeiro momento, apurar todas as responsabilidades e aplicar as punições”, disse

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa