Rolim de Moura,

Presidente do STJ homenageia 90 anos de criação da OAB

Por stj
Publicado 18/11/2020
A A
Foto: José Cruz/Agência Brasil

Na abertura dos trabalhos da Corte Especial, nesta quarta-feira (18), o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rendeu homenagens à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que completa 90 anos de criação. O ministro Humberto Martins destacou a importância da atuação judicial da entidade e afirmou que ela é essencial à boa administração da Justiça, como estabelece a Constituição Federal.

"A Ordem atua não só na defesa da advocacia, mas atua na defesa e vigilância do Estado Democrático de Direito", ressaltou o ministro. "Cada um dentro da sua área de competência: a OAB, através do seu trabalho advocatício; o Ministério Público, na fiscalização da boa aplicação da lei; e o Judiciário, interpretando a lei e a Constituição e julgando com eficiência e com amor a causa maior, que é dar a cada um o que é seu", declarou o presidente do STJ.

Com 31 anos de funcionamento, o STJ tem registradas em seu sistema, atualmente, 747.699 inscrições da OAB, o que demonstra a dimensão do trabalho dos advogados no Tribunal da Cidadania.

Para o presidente do STJ, o advogado e a magistratura caminham juntos para promover a Justiça. Ele disse que o direito tem de ser sempre um instrumento de pacificação social. Nesse contexto, é fundamental o papel da advocacia para a entrega da prestação jurisdicional, que nada mais é do que fazer chegar às pessoas o "verdadeiro sentimento de justiça".

O presidente completou: "De mãos dadas, magistratura, Ministério Público e advocacia. Unidos para a boa administração da justiça, em prol da cidadania".

Humberto Martins foi presidente da seccional da OAB em Alagoas entre 1998 e 2002, antes de ingressar na magistratura. Na época, fez da experiência uma oportunidade para abrir as portas da entidade para a sociedade civil organizada e atender os cidadãos com transparência, aproximando a advocacia da população.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: stj