Rolim de Moura,

Em reunião, Alcolumbre pede a Bolsonaro ajuda para o Amapá
Desde o início do mês o estado enfrenta problemas com energia elétrica

Publicado 20/11/2020
A A

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, se reuniu hoje (19) com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para tratar do apagão que ocorreu no Amapá no início do mês e que ainda afeta os moradores. Alcolumbre tratou do pagamento de um auxílio social aos amapaenses atingidos pelo apagão e das providências do governo federal para resolver o problema.

Durante a conversa Alcolumbre relatou as dificuldades que a população daquele estado está enfrentando e fez um convite a Bolsonaro para que ele visite o estado. Segundo a assessoria de Alcolumbre, há a expectativa de o senador ir a Macapá no próximo sábado (21).

O presidente do Congresso, que é amapaense e senador eleito pelo estado, também conversou com o ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre o auxílio social. De acordo com a assessoria do senador, Guedes “sinalizou que há ferramentas disponíveis para atender os amapaenses”.

No dia 3 de novembro, um transformador pegou fogo e deixou 14 das 16 cidades do estado sem luz. Dos outros dois equipamentos no local, um também acabou danificado e outro já estava inoperante. Com isso, o estado ficou mais de 80 horas sem energia elétrica. E até agora a situação não foi totalmente restabelecida, com a população tendo fornecimento de energia limitado, em sistema de rodízio.

Relato

Durante a sessão plenária de hoje, os senadores aprovaram um projeto que concede crédito na conta de luz aos amapaenses atingidos pelo apagão. Durante as discussões da matéria, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) pediu a palavra e disse ver coisas “que jamais imaginaria ver”. “Pessoas correndo desesperadas por uma garrafa de água potável. Comerciantes tendo seu faturamento do último mês sendo desperdiçado”, disse o Senador.

Ele também comentou o afastamento provisório dos dirigentes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A decisão judicial atendeu um pedido feito pelo próprio senador.

“Eles sabiam que desde novembro do ano passado o transformador reserva estava inoperante. Não teve providência nenhuma, teve omissão. Eles não são parte da solução do problema, eles se tornaram o problema. Quem está resolvendo o problema são os heroicos trabalhadores das centrais elétricas do norte do Brasil, da Eletronorte e da Companhia de Eletricidade do Amapá, que merecem nossas homenagens”.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram