Rolim de Moura,

Quatro Promotorias de Justiça têm implantado o Sistema Extrajudicial para agilizar tramitação de processos

Por MP/RO
Publicado 23/11/2020
Atualizado 23/11/2020
A A

Quatro Promotorias de Justiça do interior do Estado tiveram implantado, na semana passada, o Sistema Extrajudicial: Costa Marques, São Francisco do Guaporé, São Miguel do Guaporé e Alvorada do Oeste. O novo sistema  visa substituir a tramitação de processos em meio físico pelo meio eletrônico, visando dar celeridade e melhorar, ainda mais, a qualidade da prestação dos serviços no Ministério Público do Estado de Rondônia.  

O cadastramento dos primeiros procedimentos no sistema foram acompanhados in loco pelo diretor de Tecnologia da Informação (DTI), Marcos Roberto Leandro,  e técnicos da área de TI. O trabalho de implantação do sistema continuará sendo acompanhado para verificação de necessidade de ajustes.

Após esse período de acompanhamento, será definido quais às próximas promotorias a terem o sistema implantado, conforme Portaria Conjunta nº 19/2020, da Procuradoria-Geral de Justiça e da Corregedoria-Geral do Ministério Público, que estabeleceu a implantação do Sistema Extrajudicial de forma gradual e sistematizada.

Durante o acompanhamento da instalação do Extrajudicial, foram realizadas reuniões para apresentação de novas funcionalidades e acompanhamento de servidores no uso do sistema.A partir de agora todos os procedimentos devem ser cadastrados apenas pelo sistema .Em breve, será implantado nessas quatro Promotorias a coleta de assinaturas de notificações com uso de tablets.

Para se ter uma ideia das vantagens do sistema, foram feitos cadastramento de procedimentos com cumprimento de diligências pelo oficial, sem a necessidade de uso de capa de processo, carimbos, etiquetas, impressão das páginas, servidores para numerar páginas e tramitar processos entre as mesas, inclusive podendo ser operado por servidores em home office. “Tudo isso reduz o tempo para realizar as atividades operacionais, tendo mais produtividade e eficiência”, destaca o diretor de Tecnologia da Informação.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: MP/RO