Rolim de Moura,

Nova espécie de ácaro de murucizeiro é encontrada no Pará
A descoberta foi publicada em revista especializada e é mais um passo no avanço do conhecimento sobre espécies frutíferas de potencial econômico da Amazônia.

Por Embrapa
Publicado 24/11/2020
A A

Em levantamento sobre a acarofauna do murucizeiro, fruta nativa da Amazônia de sabor e odor marcante, muito apreciada na região, pesquisadores encontraram uma nova espécie de ácaro. A descoberta foi descrita no artigo ‘A new species of Eustigmaeus Berlese (Acari: Stigmaeidae) from Brazil’, publicado do periódico Acarologia. O novo aracnídeo foi batizado de Eustigmaeus crassifolius Bizarro & Johann, em referência a planta hospedeira Byrsonima crassifolia, nome científico do murucizeiro, conforme explicou a pesquisadora da Embrapa Amazônia Oriental, Aloyséia Noronha, que integra o grupo responsável pela descoberta e descrição da espécie.

A espécie foi coletada em clones de murucizeiro, em áreas experimentais da Embrapa na capital paraense, Belém, como atividade do projeto Tecnologias para o cultivosustentável de bacurizeiro, camucamuzeiro, cajazeira e murucizeiro (MelhorFruta-fase 3).

A pesquisadora Walnice Oliveira do Nascimento, líder do projeto, comemora os avanços no conhecimento sobre os mais diversos aspectos das frutas nativas e explica que o projeto tem por objetivo o cultivo sustentável dessas fruteiras e com isso, oferecer ao mercado novas cultivares, com métodos mais eficientes de propagação e produtividade, e isso inclui também o manejo agronômico, com diversas recomendações como adubação e o controle de pragas e doenças. “São atividades que garantem mais segurança ao agricultor que deseja investir no plantio dessas fruteiras e ao mercado como um todo, com possibilidade de regularidade e maior oferta de fruta e polpa, pois atualmente, a maior parte da produção é extrativista”, explica a pesquisadora.

Frutas amazônicas são demandadas por diversos mercados

As frutas amazônicas despertam cada vez mais o interesse de produtores de olho no mercado nacional e até estrangeiro. A líder do projeto MelhorFruta, Walnice Nascimento, fala que até então muito pouco de conhecia sobre essas fruteiras e que essa desinformação resulta na ausência de plantios racionais, e em consequência, escala de produção, o que afeta o preço, a segurança alimentar e até pesquisas que relevem todo o potencial gastronômico, mas também agroindustrial, além de fármacos e cosméticos.

Ela adianta que o projeto está em processo de finalização de pelo menos quatro cultivares de bacurizeiro, camucamuzeiro, cajazeira (taperebazeiro) e é claro, do murucizeiro, espécie hospedeira do ácaro. “Esperamos com esses lançamentos, estimular o plantio racional, a economia local e até o surgimento de novos produtos”, enfatiza Nascimento.

Estudos da acarofauna regional registram avanços

O artigo ‘A new species of Eustigmaeus Berlese (Acari: Stigmaeidae) from Brazil’, que apresentou para o mundo o Eustigmaeus crassifolius Bizarro & Johann foi a segunda publicação lançada este ano sobre a acarofauna encontrada em espécies frutíferas amazônicas estudadas pelo projeto MelhorFruta.

Aloyséia Noronha enfatizou que o grupo de pesquisadores publicou nota científica sobre o tema na Entomological Communications, revista internacional dedicada a pesquisa na área da Entomologia. Sob o título ‘Mites associated with Byrsonima crassifolia (L.) Kunth (Malpighiaceae) in the state of Pará, Brazil’, tratou da fauna de ácaros, com o relato de espécies associadas ao murucizeiro, B. crassifolia (L.) Kunth. A pesquisadora citou que trinta e uma espécies de ácaros são novos registros em muruci, com duas espécies relatadas pela primeira vez no Brasil.

As pesquisas foram conduzidas com a participação de taxonomistas do Instituto Biológico de Campinas, Univates-Universidade do Vale do Taquari, Universidade Estadual de Roraima-Rorainópolis e UNESP de São José do Rio Preto.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Embrapa