Rolim de Moura,

III SIMCHEL - Domínios e Fronteiras acontecerá no próximo mês

Por UNIR
Publicado 27/11/2020
A A
FOTO: UNIR

No dia 04 de dezembro acontecerá a abertura do 3° Simpósio: Conhecimento, História e Língua (SIMCHEL), organizado pelo Grupo de Pesquisa: Conhecimento, História e Língua (GPeCHeLi) e pelo Laboratório de Estudos do Discurso, Imagem e Som (LABEDIS), pertencentes à Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). A coordenação geral do evento é composta pelos professores doutores Élcio Aloisio Fragoso e Juciele Pereira Dias da UNIR.
    Nesta terceira edição, o SIMCHEL propõe discutir questões relacionadas à História da Linguística Brasileira e seus processos de disciplinarização, as fronteiras e domínios do conhecimento sobre a língua e a história no trabalho do filólogo, mais na especificidade da crítica textual, assim como a questão das relações entre língua e história na perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso e da História das Ideias Linguísticas. Para tanto, nesta terceira edição, que será realizada on-line, o evento contará com a participação de pesquisadores convidados e especialistas na área da Análise de Discurso, da História das Ideias Linguísticas, da Filologia (Crítica Textual) e da Linguística Brasileira.
    Com o tema domínios e fronteiras, o simpósio “mantém seu objetivo em promover um espaço de discussão sobre o processo de produção do conhecimento, sobre a língua e a sociedade, na história. Filiado à Análise de Discurso, na perspectiva teórica proposta por Michel Pêcheux e Eni Orlandi, neste simpósio analisamos o conhecimento como discurso, que tem como materialidade específica a língua e pelo qual buscamos compreender como determinados sentidos e não outros são postos em evidência - trabalho da ideologia e suas formas de apagamento do político em sua relação com o simbólico”, informa a equipe.
    As inscrições estão disponíveis até o dia 02 de dezembro por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividade Acadêmicas (SIGAA). Para maiores informações do simpósio, basta acessar o site do SIMCHEL.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: UNIR