Rolim de Moura,

Porto Velho e Real Ariquemes começam a decidir o título do Rondoniense neste sábado
Primeiros 90 minutos serão jogados no Aluízio Ferreira, em Porto Velho

Publicado 27/11/2020
A A

Às 15h30 do sábado, 28, no Estádio Aluízio Ferreira, em Porto Velho, a bola vai rolar para o primeiro confronto entre Porto Velho e Real Ariquemes pelo título do Campeonato Rondoniense 2020.

As duas equipes vêm do Grupo A que terminou a fase classificatória com o Porto Velho na primeira colocação com 17 pontos e o Real na segunda posição com 16.

Na semifinal, o Porto Velho enfrentou o União Cacoalense e perdeu por 1 a 0 o jogo de ida, no Aglair Tonelli. Na partia de volta, no Aluízio Ferreira, o Locomotiva venceu por 2 a 1, empatou no placar agregado, e nos pênaltis se classificou para a sua primeira decisão.

Já o Real Ariquemes fez a primeira partida da semifinal em casa e venceu por 3 a 1 o Ji-Paraná no Gentil Valério. Com o resultado, poderia perder por um gol de diferença o jogo de volta que ficaria com a vaga. E foi o que aconteceu: 2 a 1 para o Galo no Biancão e vaga assegurada ao Real Ariquemes na decisão do Estadual.

Os finalistas já se enfrentaram este ano duas vezes, em fevereiro pelo primeiro turno do Estadual; e em novembro pelo segundo turno. Nos dois confrontos os resultados foram iguais: 0 x 0.

Além dos empates nos confrontos diretos, as duas equipes têm números semelhantes na temporada. Em nove jogos, incluindo os confrontos das semifinais, ambos venceram cinco vezes. O Porto Velho três vezes e perdeu apenas uma. Enquanto o Real Ariquemes tem dois empates e duas derrotas. Porto Velho e Real Ariquemes marcaram dez gols cada. A diferença maior aparece no setor defensivo. A defesa do Locomotiva levou apenas três gols ao longo da competição; já o sistema defensivo do Furacão foi vencido seis vezes.

Amanhã tem início à disputa pelo título que pode significar o tricampeonato para o Real Ariquemes do treinador Álvaro Miguéis, ou a primeira conquista para o Porto Velho do técnico Tiago Batizoco.

Para a partida, a Federação de Futebol do Estado de Rondônia optou por importar toda a equipe de árbitros e trouxe o quarteto mineiro Ricardo Marques Ribeiro (árbitro), Guilherme Dias Camilo (assistente), Fernanda Nândrea Gomes Antunes (assistente) e Wanderson Alves de Sousa (quarto árbitro).