Rolim de Moura,

No Twitter, senadores comentam segundo turno das eleições
Foi dado destaque ao exercício da democracia em votação que coincidiu com a pandemia de covid-19

Publicado 01/12/2020
A A

Em postagens no Twitter os senadores avaliaram o resultado do segundo turno das eleições de 2020, realizado em 29 de novembro.

Em seu comentário, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) deu parabéns aos prefeitos eleitos “e ao povo que foi protagonista da democracia”. Segundo ela, “agora, é olhar para frente e planejar a superação dos enormes desafios que virão.”

Ao fazer o balanço das eleições, o senador Elmano Férrer (PP-PI) enviou cumprimentos ao prefeito eleito de Teresina, Doutor Pessoa, e sua admiração pelo trabalho do atual prefeito, Firmino Filho: “Mais uma vez a população exerceu a cidadania e escolheu os seus representantes”.

O senador Humberto Costa (PT-PE) minimizou a derrota da candidata de seu partido, Marília Arraes, à prefeitura de Recife por entender que “o antipetismo é uma tese que não cola”. Conforme o parlamentar, “isso de estimular antipetismo só existe em quem quer fomentar o ódio contra o nosso partido, nos ver destruídos. Quando vemos que quase 45% do Recife estiveram ao lado da nossa candidata, isso mostra que o PT está mais forte do que nunca.”

Na avaliação do senador Jean Paul Prates (PT-RN), “análises politicas isentas” reconhecerão que as eleições de 2020 mostraram o cansaço do bolsonarismo e a emergência de novos líderes esquerdistas: “Um certo conservadorismo cético ainda prevaleceu na maioria dos pleitos e um antipetismo caricato ainda serviu de espantalho. Pavimenta-se nova rota à esquerda.”

O senador Weverton (PDT-MA) deu parabéns a todos os prefeitos eleitos e, em especial, ao Tribunal Regional Eleitoral de seu estado pela boa condução do pleito que “contribui bastante para o fortalecimento da nossa democracia”: “Agora o momento é de união em apoio aos municípios, para que os novos gestores possam garantir obras e serviços necessários para a população”, acrescentou.

Ao cobrar respeito ao resultado das urnas como manifestação da soberania do povo, o senador Telmário Mota (Pros-RR) cumprimentou o prefeito eleito de Boa Vista, Arthur Henrique, a quem pediu que “faça o melhor pela nossa capital”. Em outra postagem, Telmário acrescentou seu compromisso a favor do povo: “Estou à disposição para que as políticas públicas sejam, enfim, efetivadas e que o voto de cada um seja transformado em qualidade de vida para todos os boavistenses.”

Em sequência de mensagens no Twitter, a senadora Rose de Freitas (Podemos-ES) alertou que não existe grupo político que não possa deixar o poder caso o eleitor não esteja satisfeito. Ela avaliou que "o povo fala pelo voto sobre suas expetativas e esperanças” e “deposita sua confiança nos líderes que elege e deixa claro que o mais importante é o trabalho de realizações à frente das administrações para superar as dificuldades enfrentadas todos os dias”.

Por sua vez, o senador Paulo Rocha (PT-PA) citou artigo da Agência PT de Notícias que aponta uso da máquina pública e disseminação de notícias falsas em desfavor dos candidatos do partido; o parlamentar sugeriu que esses procedimentos também foram verificados na eleição anterior. “Eleição é o momento da democracia gritar e do povo eleger seus representantes! É triste presenciar a rede de mentiras se expandindo, como nas eleições de 2008.”

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram