Rolim de Moura,

Medidas mais restritivas podem ser adotadas antes do Natal e Ano Novo se números da Covid-19 continuarem subindo em RO
No mês de novembro foram registrados mais de 8,8 mil novos casos de Covid-19 em Rondônia. Hospitais de Ji-Paraná e Cacoal estão com 100% dos leitos ocupados.

Publicado 02/12/2020
Atualizado 02/12/2020
A A

O secretário estadual de Saúde de Rondônia, Fernando Máximo, afirmou nesta terça-feira (1º), que o governo pode adotar medidas mais restritivas no Natal e Ano Novo caso a população não se conscientize e os casos de Covid-19 continuem aumentando exponencialmente no estado.

"O Governo tomou uma medida importante que foi restringir algumas áreas de alta contaminação do vírus, como: boates, festas e grande eventos. A gente acredita que isso possa diminuir um pouco a contaminação e não ter que regredir de fase. Entretanto, não é algo que se consegue prever 100% porque há uma série de fatores, entre eles, o comportamento da população. As pessoas estão aglomerando muito, andando sem máscaras e isso faz com que aumente o número de casos".

O estado apresenta alta expressiva da taxa de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Nesta terça (1º) os números apontam:

70% de ocupação dos leitos de UTI do Centro de Medicina Tropical de Rondônia (Cemetron);
70% de ocupação na Unidade de Assistência Médica Intensiva (AMI);
100% dos leitos ocupados no Hospital Regional de Cacoal;
100% de ocupação no Heuro de Cacoal;
100% no Hospital Cândido Rondon de Ji-Paraná;
E 85% de ocupação no Hospital de Campanha.

Quanto ao número de novos casos, segundo boletins da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), foram registrados 8.872 novos casos de Covid-19 em um mês — de 31 de outubro a 30 de novembro.

"As atividades que mais aumentam o número de contágio pelo vírus são aquelas em boates, bares e eventos grandes, que são lugares onde as pessoas não usam máscaras, aglomeram e não respeitam o distanciamento. E depois que chega em um certo nível de embriaguez aí é que não colocam máscaras mesmo", comentou o secretário.

"É difícil dar uma certeza do que vai acontecer. Se a população não tiver atitudes conscientes agora é possível que no Natal e Ano Novo as medidas estejam mais restritivas".
Aumento no número de testes
Nos meses de julho, agosto e setembro, o Laboratório Central de Rondônia (Lacen) chegava a receber mais de mil amostras por dia. As equipes trabalhavam em três turnos, finais de semana e feriados.

Em outubro, houve queda nos casos e redução de 200 a 300 amostras por dia. Porém, em novembro, o laboratório voltou a receber e processar de 800 a mil amostras por dia, enviadas por todos os municípios de Rondônia.

O alto índice de casos positivos da doença também chama a atenção. Antes, de cada 100 exames, 20 davam positivo. Agora, de cada 100 exames analisados, metade resulta positivo.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO