Rolim de Moura,

Capacitação on-line em Serviços de Ater promove atualização de extensionistas de Rondônia
Desafios da nova Ater e ações concretas para o cumprimento dos compromissos

Publicado 02/12/2020
A A

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) criou a Capacitação em Serviços de Ater (Capes) para promover atualização aos extensionistas, conseguindo driblar os desafios que surgiram com a pandemia, trazendo novas perspectivas ao seu corpo técnico e administrativo, valorizando o profissional e trazendo mais satisfação aos clientes, parceiros e mantenedores dos serviços de assistência técnica e extensão rural. Com isso também descobriu-se novos gargalos que promoveram um aumento na abrangência dos serviços de Ater e maior intercâmbio entre os profissionais.

O ano de 2020 pegou a todos de surpresa. Marcado pela pandemia do coronavírus (Covid-19), trouxe medo, insegurança, instabilidade emocional e incertezas. Todos se perguntaram qual caminho deveriam seguir, e assim começou a busca por alternativas que minimizassem a frustação de não executar as ações meticulosamente planejadas para este ano e promover o bem-estar socioemocional de uma equipe ávida por colocar em prática o que já vinha sendo trabalhado desde 2019.

No ano passado, colaboradores da Emater-RO foram encorajados a vivenciar uma nova visão de assistência técnica e extensão rural (Ater). Através de treinamentos e capacitações cada colaborador, das 85 unidades operacionais distribuídas no Estado, tiveram a oportunidade de participar de atividades cujo intuito foi o desenvolvimento de habilidades e valorização da capacidade criativa, tendo por base os valores, a visão e a missão preconizadas pela entidade autárquica.

Em parceria com instituições como o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Federação Brasileira de Coaching Integral Sistêmico (Febracis), entre outros, a Emater-RO cumpriu com seu compromisso de atualizar e nivelar seus colaboradores na nova proposta de atendimento técnico e prestação de serviços que acompanhasse a evolução dos tempos. E todos estavam preparados para colocar em prática seus novos conhecimentos no ano de 2020.

Na busca de colocar o conhecimento em prática e alternativas para enfrentar os desafios que a tecnologia estava impondo,  surgiu a ideia para novas formas de se atualizar profissionalmente em um momento de isolamento social, onde a Emater-RO criou a Capacitação em Serviços de Ater (Caps). Para o presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, “essa foi uma excelente oportunidade de desenvolvimento profissional”.

“A Capes vislumbra soluções aos desafios da nova Ater e delineia ações concretas para o cumprimento dos compromissos tanto dos colaboradores, como do público externo e dos parceiros da autarquia”, explica Brandão, complementando que os técnicos tornaram-se agentes multiplicadores repassando aos colegas, com sua formação e experiência, alternativas de soluções inovadoras para o alcance de resultados mais efetivos e céleres.

Os cursos foram disponibilizados de forma on-line, por meio de plataformas digitais e links com material didático, com assessoramento direto do técnico administrador e, oferecido aos colaboradores capacitação de forma continuada, com o intuito de impulsionar a capacidade e qualificação na gestão das unidades administrativas da Emater-RO. Nesse contexto, os participantes tiveram a oportunidade de participar de cursos como: agroindústria, bovinocultura, fruticultura, cafeicultura, gestão de Ater, piscicultura, entre tantos outros, de interesse ao desenvolvimento agroeconômico e social e das atividades de Ater.

Com essa nova perspectiva, o cenário que se espera para o futuro é de um público beneficiário dotado de informações tecnológicas que possam contribuir com o aumento da renda familiar rural através da diversificação do agronegócio familiar, voltado para o desenvolvimento sustentável, maior definição de cadeias produtivas nas diversas regiões do Estado, fortalecidas pela parceria de ações institucionais e agricultores satisfeitos com seus resultados.

Muitas dessas ações já estão sendo colocadas em prática e têm contribuído positivamente para o sucesso da propriedade rural e das ações do Governo por meio Emater-RO.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram