Rolim de Moura,

De 14 Bis à Porto Velho: Primeiro treinador na era amadora afirma que ver time na final: "É um motivo de orgulho"
Denilson Melo foi o acionado por Jeanderson Maranhão quando a equipe iniciou o projeto ainda com o nome antigo

Por Ge
Publicado 02/12/2020
Atualizado 02/12/2020
A A

Sonhar com um time profissional é algo que norteia a mente de muitos brasileiros. A ideia de ser cartola ou controlar um time de coração parte desde a escolha de uma equipe nas tradicionais peladas até o virtual, numa carreira em jogos como FIFA ou PES. Equipe na final do Campeonato Rondoniense, o Porto Velho nasceu de um time amador em 2014. A equipe era formada em grande parte, por militares da Base Aérea.

Antes do profissional, o acionado para iniciar a ousada trajetória foi o treinador Denilson de Melo. Ele conta como era a equipe à época.

Conseguimos títulos como 14 Bis e conseguimos representar bem. Tudo começou em 2014, quando o Jeanderson Maranhão, presidente do Porto Velho me chamou para ser o treinador. Eu aceitei de coração. Quando comecei a trabalhar com 14 Bis, a gente tentou ali e fez o máximo para ser um time organizado e disciplinado — disse Denilson.

O time foi fundado em 28 de setembro de 2014 como 14 Bis. Além dos militares, ficou conhecido por acolher também jogadores profissionais do estado. A equipe foi criada com nome em homenagem ao Pai da Aviação, Santos Dumont.

O 14 Bis conseguiu títulos e bom desempenho na era amadora. Foi campeão da Copa Porto Velho de Futebol Society 2015 e 2016, chegou às quartas de final do Campeonato Brasileiro de Fut7, em Anápolis, no ano de 2015, esteve em finais do Campeonato Municipal e duas semifinais em copas de várzea. E, principalmente, o time amador, servia de laboratório para teste de equipes profissionais antes dos respectivos estaduais. Daí o projeto ganhou corpo. Em 2018, o time foi acionado para cinco amistosos contra equipes que disputariam o estadual. Desde lá, o time demonstrava diferencial.

- A gente tinha esse comprometimento. Ali foi onde começou: O sonho do Maranhão. Desde o começo desde aquela dessa época aí ele já comentar comigo e falava que se Deus quiser um dia ele ia profissionalizar e disputar um Campeonato Rondoniense. Isso até em respeito à torcida. E sim, torcida que acompanhava para os jogos – confidencia ele.

O profissional

A era profissional iniciou em 23 de abril de 2018 já com o nome de Porto Velho Esporte Clube. No ano de estreia, o time chegou às semifinais do Campeonato Rondoniense 2019 e terminou a competição em quarto lugar na tabela de classificação geral. Antes, foi campeão estadual feminino e se classificou para o Brasileiro A2 da categoria, onde enfrentou o Palmeiras, no mata-mata. Denilson, comenta como é ver a equipe tomando os passos que está seguindo.

- Falar do Porto Velho Esporte clube para mim é um motivo de orgulho, satisfação. E, principalmente, hoje ver aonde o clube chegou né. Tá aí já para disputar uma final do Rondoniense. Graças a Deus esse sonho se tornou realidade. E a equipe tá bem profissional e com qualidade. Levando e conduzindo time aí. E se Deus quiser nós vamos sair campeão desse dessa final e levar a taça – disse ele.

Outrora, 14 Bis e hoje Porto Velho, resta em 2020, a missão de enfrentar o Real Ariquemes em duelo decisivo, pela final do Campeonato Rondoniense, sábado, às 17h (de Brasília), no Valerião. Questionado sobre o que ele diria ao técnico Tiago Batizoco em um momento assim, Denilson afirmou que a hora agora é de jogar cada minuto.

- É entrar com os pés no chão. Mesmo tendo a vantagem, não é hora de pensar nisso. Tem de ter atenção a todo instante e, principalmente, aproveitar as oportunidades para sair com o resultado positivo - finalizou.

O Porto Velho vai ao jogo de volta com a vantagem de um gol. Caso o duelo do próximo sábado, 5, fique no 0 a 0, o time da capital fica com o título. Se o Real Ariquemes fizer 1 gol, o campeão será definido nos pênaltis. Se o Real Ariquemes fizer mais de um gol, o time de Ariquemes conquista o título.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Ge