Rolim de Moura,

2020 será um dos três anos mais quentes em um século e meio, diz OMM
Aviso da Organização Meterológica Mundial (OMM) indica que a temperatura média global este ano será 1,2º C maior que no ano passado

Por R7
Publicado 02/12/2020
A A

O ano de 2020 será um dos três mais quentes em mais de um século e meio, de acordo com a medição científica das temperaturas, segundo alertou nesta quarta-feira (2) a Organização Meteorológica Mundial (OMM), que também citou um aumento sem precedentes no degelo do Ártico.

A temperatura média global, de acordo com os cálculos da agência, será até 1,2º Celsius mais alta neste ano, que os níveis pré-industriais (1850-1900), um valor semelhante ao de 2019 e só superado por 2016, o ano mais quente da história, quando o fenômeno El Niño contribuiu para a alta.

Os dados confirmam, além disso, que a década de 2011 a 2020 é a mais quente que se tem registro na história.

O panorama é detalhado em informe preliminar da OMM, sobre as condições climáticas deste ano. As conclusões definitivas serão divulgadas em março, quando será confirmado se 2020 é o segundo ou o terceiro ano mais quente da história, já que está quase empatado com 2019.

Calor em regiões de frio

A região em que a alta das temperaturas ficou mais evidentes neste ano é o norte da Ásia, mais particularmente, o Ártico Siberiano, onde os termômetros subiram, em média, 5ºC, entre 1981 e 2020.

Em 20 de junho deste ano, por exemplo, um dos lugares mais frios do mundo, Verkhoyansk, registrou a temperatura mais alta de todos os tempos no Círculo Ártico: 38ºC.

A situação, inclusive, contribuiu para que a Sibéria sofresse os piores incêndios florestais dos últimos 18 anos.

A Organização Meteorológica Mundial também advertiu que, enquanto as geleiras da Antártica permaneceram estáveis, as do Ártico atingiram o segundo nível mais baixo em 42 anos. Só a Groenlândia perdeu uma massa de gelo de 152 bilhões de toneladas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: R7