Rolim de Moura,

Medidas inovadoras e ferramentas tecnológicas foram adotadas para atender usuários do Detran durante pandemia
Detran Rondônia foi o primeiro do Brasil a criar a plataforma e disponibilizar o acesso a todos os Centros de Formação de Condutores, e o primeiro órgão do Estado a criar Carta de Serviços On-line

Publicado 04/12/2020
Atualizado 04/12/2020
A A

Com o advento da pandemia da Covid-19 que obrigou o isolamento social para evitar a propagação da doença, o Governo do Estado por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) Rondônia teve que adotar medidas inovadoras com a utilização de ferramentas tecnológicas que possibilitassem com que o órgão continuasse atendendo o cidadão de forma eficiente e com toda a segurança que o momento exige.

O diretor-geral do Detran Rondônia, coronel Neil Aldrin Faria Gonzaga explica que em março do corrente ano, quando o Governo do Estado publicou o Decreto de Calamidade Pública, proibindo aglomerações, como forma de conter o coronavírus, os órgãos públicos bem como o comércio da iniciativa privada tiveram que se reinventarem para continuarem trabalhando.

Foi determinado que a Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTI) do Detran Rondônia começassem a desenvolver ferramentas tecnológicas que pudessem atender o usuário de forma on-line, quando foi desenvolvida a plataforma educacional, foi colocada à disposição dos Centros de Formação de Condutores (CFCs) para que pudessem oferecer aos clientes aulas teóricas on-line, conforme as disposições da Resolução n. 783 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

O Detran Rondônia foi o primeiro do Brasil a criar a plataforma e disponibilizar o acesso a todos os CFCs”, afirmou o coronel Gonzaga.

O Departamento de Trânsito também foi o primeiro órgão público estadual a criar a Carta de Serviços On-line https://www.detran.ro.gov.br/2020/02/detran-rondonia-disponibiliza-carta-de-servicos-ao-cidadao/ um mecanismo que oferece aos usuários os principais serviços prestados à sociedade e atende a Lei de Acesso a Informação (LAI) n. 12.527/2011.

Com a Carta de Serviços On-line, o cidadão vai ter acesso sobre os serviços oferecidos e quais os procedimentos a ser adotado para o atendimento, “boa parte dos serviços podem ser feitos pela internet, com toda segurança e evitando aglomerações”, afirmou o diretor-geral.

CENTRAL DE SERVIÇOS

Desde que começou a pandemia no Estado, o Detran Rondônia desenvolveu muitas ferramentas tecnológicas para continuar atendendo o cidadão e ao mesmo tempo respeitando o isolamento social para evitar a propagação da Covid-19. Na centralservicos.detran.ro.gov.br/ tem o sistema que permite aos proprietário de veículos automotores  acesso à várias informações sobre o seu veículo e sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH), inclusive permitindo baixar e imprimir o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV-e), tanto pessoa física quanto jurídica de casa, sem precisar ir até uma unidade do Detran.

“O layout do documento eletrônico (CRLV-e), adotado em 2020, permite a impressão “caseira”, que tem validade jurídica para rodar com o veículo, assim como o CRLV Digital”, destacou o coronel Gonzaga.

Outro serviço tecnológico importante de atendimento ao cidadão desenvolvido pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação do Detran foi o Sistema de Agendamento, permitindo que qualquer usuário agende de forma eletrônica o atendimento no setor de Habilitação do órgão.

Vale ressaltar que o Detran Rondônia tem buscado soluções tecnológicas para que o usuário consiga resolver as demandas 100% de forma on-line e quando isso não for possível, diminuir o tempo de permanência na unidade, tendo em vista que boa parte do serviço já foi feita pela internet e o atendimento presencial com horário agendado.

O Detran Rondônia está presente em todos os municípios e em vários distritos e localidades com 72 unidades no Estado. “Atendendo a determinação do governador, coronel Marcos Rocha, temos trabalhado para oferecer o melhor atendimento possível ao cidadão o que incluí políticas públicas voltadas à educação e redução de acidentes de trânsito”, ressaltou Neil Gonzaga.