Rolim de Moura,

Personalidades da segurança pública são agraciadas com Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira
Quase 60 autoridades militares, civis e instituições receberam a Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira

Publicado 04/12/2020
Atualizado 09/02/2022
A A

A Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) realizou nesta quinta e sexta-feira (03 e 04), solenidade de entrega da Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira, a personalidades e instituições civis e militares, nacionais ou estrangeiros com serviços reconhecidos em prol da Segurança Pública do Estado de Rondônia. A cerimônia ocorreu no Salão Nobre Rosilda Shockness, no Edificio Pacaás Novos.

Ao todo, 58 militares, civis e instituições receberam a comenda das mãos do secretário da Sesdec, coronel José Hélio Pachá, na ocasião representando o governador, coronel Marcos Rocha e do secretário adjunto, Hélio Gomes. Os agraciados neste ano de 2020, foram indicados em 2019. Em virtude da pandemia de Covid-19, a cerimônia foi suspensa, acontecendo nesta primeira semana de dezembro, com todas as precauções necessárias e sem a presença de familiares e amigos dos condecorados com a medalha.

No pronunciamento, o secretário da Sesdec destacou o quanto o governador Marcos Rocha valoriza a outorga da Medalha Jorge Teixeira e ressaltou também que, como secretário, se sente orgulhoso em poder entregar uma comenda de grande valor simbólico às pessoas que de fato estão contribuindo para melhorar a qualidade da Segurança Pública.“É com muita honra que, através dessa condecoração, vamos demonstrar todo nosso apreço, reconhecimento e gratidão a cada um dos agraciados, afinal, a contribuição dos senhores e das senhoras, permitiu o avanço em diversos campos da Segurança Pública do Estado e garantiu a implementação das melhores formas de atender os rondonienses”, afirmou coronel Pachá.

A outorga e condecoração da Medalha do Mérito Governador Jorge Teixeira foi instituída através do decreto nº16.784, em 23 de Maio de 2012, por iniciativa da Sesdec com a finalidade de distinguir e galardoar personalidades e instituições civis e militares, nacionais ou estrangeiras, com reconhecidos serviços meritórios em prol da Segurança Pública do Estado de Rondônia.

Entre os homenageados estão: o general do Exército Brasileiro, Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira; a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência E Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha; a juíza do Trabalho Titular da 2ª Vara do Trabalho de Rio Branco, Marlene Alves de Oliveira; o secretário chefe da Casa Civil, José Gonçalves da Silva Júnior; o coronel da Polícia Militar do Estado de Roraima, José Brasil de Souza Neto; o tenente coronel da Polícia Militar do Estado do Mato Grosso, José Nildo Silva de Oliveira; e os deputados estaduais Eyder Brasil, Alexsandro da Silva, Ismael Crispin e Jhony Paixão.

Confira a lista dos homenageados

A solenidade contou com a presença do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Vanderlei Costa, do comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar (CBM), coronel Gilvander Gregório de Lima, do chefe do Estado Maior da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Alexandre Sobral Lobo Rodrigues, do secretário Executivo do gabinete do governador, coronel PM Raulino Ferreira da Silva, do delegado Geral da Polícia Civil, Samir Fouad Abboud, dentre outros honrados convidados.

CONFIRA A GALERIA DE IMAGENS