Rolim de Moura,

China vai aumentar estoques de grãos para garantir segurança alimentar
Segundo o governo chinês, as reservas devem ser utilizadas apenas em casos de escassez óbvias de grãos e forte alteração de preços.

Publicado 06/12/2020
A A

A China publicou um novo projeto de lei sobre a gestão de suas reservas de grãos, com o objetivo de implementar a supervisão dos estoques em regiões e províncias, no momento em que o país asiático tenta reforçar sua segurança alimentar.

Segundo o órgão estatal de planejamento, os governos locais devem acumular reservas de grãos processados e óleos em uma escala apropriada em áreas centrais de cidades de médio a grande porte e regiões com mercados propensos à volatilidade.

As reservas devem ser utilizadas apenas em casos de escassez óbvias de grãos, movimentos significativos nos preços, grandes desastres naturais ou outras emergências.

Segundo o comentarista do Canal Rural Miguel Daoud, o novo plano chinês pode contribuir para o protagonismo do país asiático no cenário mundial. “A China vai investir muito em tecnologia nos próximos anos para desbancar os Estados Unidos como principal potência econômica, e ela dará início a esse plano a partir da segurança alimentar”, avalia.

Ainda de acordo com Daoud, o aumento dos estoques na China pode ser favorável ao agronegócio brasileiro. “Isso é positivo para nós. O que o Brasil tem que fazer é se preparar para atender a toda essa demanda”, ressalta.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Canal Rural