Rolim de Moura,

Governo de Rondônia ainda não definiu plano de vacinação contra Covid-19
Sesau explicou que precisa saber qual vacina o Ministério da Saúde vai enviar para então programar calendário de imunização. Até o momento nenhuma vacina foi aprovada no país.

Publicado 08/12/2020
A A

O Governo de Rondônia informou na manhã desta segunda-feira (7) que ainda não tem um plano estadual de vacinação específico contra Covid-19. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) explicou que precisa saber qual vacina será incorporada pelo Governo Federal para então programar um calendário de imunização. Até o momento nenhuma vacina foi aprovada no país.

"Não temos como fazer um plano sem saber, por exemplo, a temperatura da vacina. Umas têm que ser armazenadas em 70ºC negativos, outras já devem ser armazenadas em temperatura positiva. Não temos como ter um plano específico para Covid-19. Já temos outras vacinas, que funcionam muito bem em Rondônia. Não temos como fazer esse plano sem saber: qual vacina vamos receber, qual será a quantidade e que dia vai chegar", consta na nota enviada pela Sesau.

Também foi informado que o Governo ainda não fez contato com empresas fornecedoras de vacina contra o novo coronavírus, como a produzida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. Essa está na terceira fase de teste, em que a eficácia precisa ser comprovada antes de ser liberada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Quanto aos grupos prioritários, a Sesau diz que eles serão determinados pelo Ministério da Saúde.

Já quando se tratam dos insumos, a secretaria confirmou que há estoque de seringa e agulha e que o Ministério da Saúde vai disponibilizar maior quantidade, se for necessário.

Pandemia no estado
Rondônia registra, desde o começo da pandemia, 82.909 casos confirmados de Covid-19 e 1.596 mortes provocadas pela doença, segundo último boletim de saúde divulgado pela Sesau e Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), no domingo (6).

Atualmente há 1.040 testes esperando resultado no Laboratório Central de Rondônia (Lacen). E 315 pacientes internados nos hospitais estaduais e privados.

Projeções
O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, disse na manhã desta segunda (7) que espera ter até o fim de 2021 cerca de 150 milhões de brasileiros vacinados contra a Covid-19 em todo o país. No entanto, Mourão não mencionou a vacina de qual fabricante será utilizada e nem detalhou o plano de imunização.

O número citado por Mourão é superior aos 109,5 milhões de pessoas citadas pelo Ministério da Saúde em 1º de dezembro. O vice-presidente não explicou a divergência.

O governo de São Paulo declarou que o plano de vacinação com a CoronaVac começa no dia 25 de janeiro. O primeiro grupo a receber a vacina contra o coronavírus engloba profissionais de saúde, indígenas e quilombolas de todo o estado.

O Ministério da Saúde já divulgou, no início do mês, os primeiros pontos da estratégia "preliminar" para a vacinação da população contra a Covid-19. De acordo com a pasta, o plano será dividido em quatro etapas.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO