Rolim de Moura,

Cirone Deiró destaca importância do concurso para segurança pública anunciado pelo governador Marcos Rocha
Parlamentar reconheceu que a realização do concurso público irá suprir o déficit de servidores

Publicado 11/12/2020
Atualizado 11/12/2020
A A

“O anúncio feito pelo governador Marcos Rocha sobre a realização de concurso público para a área da segurança atende uma antiga reivindicação nossa para preenchimento das vagas na área de segurança pública”, afirmou o deputado Cirone Deiró (PODE), ao relatar que, junto com outros parlamentares, defendeu em diferentes ocasiões a realização do referido concurso para a contratação imediata de policiais. Pela programação prévia da Mesa Estadual de Negociação Permanente, responsável pelos estudos técnicos para a realização do concurso público, o edital deverá ser publicado no 1º semestre de 2021.

Serão contemplados a polícia civil, polícia militar e bombeiros. De acordo com o anúncio feito pelo governador, a polícia civil terá o maior número de vagas, considerando que é a instituição com o maior déficit de pessoal e está desde 2014 sem realizar concurso público. Serão 379 vagas para a polícia civil, sendo 175 vagas para agente de polícia, 120 vagas para escrivão de polícia, 10 vagas para delegados, 10 vagas para médicos legistas, 50 vagas para papiloscopistas, 14 vagas para técnicos em necropsia. O corpo de bombeiros será contemplado com oito vagas, sendo que três serão destinados aos profissionais da área de engenharia e arquitetura.

De acordo com o deputado Cirone Deiró, a contração de profissionais da área de engenharia e arquitetura para o bombeiro busca preencher a necessidade de técnicos especialistas nas áreas de fiscalização e análise de projetos das referidas áreas. “Recentemente recebemos essa demanda e apresentamos ao governador Marcos Rocha, na oportunidade demonstrando que o bombeiro tinha a atribuição de fiscalização, mas não contava com profissionais contratados para esse fim”, justificou.

Na avaliação do deputado Cirone Deiró, a realização do concurso anunciado pelo governador Marcos Rocha representa importante avanço para a área da segurança pública, mas que o governador e sua equipe devem avançar nessa direção para preenchimento de vagas em outras áreas. “Um serviço público de qualidade passa pelo preenchimento das vagas em todas as áreas, inclusive pelo chamamento dos concursados de 2017 da Secretaria de Estado da Saúde. Tenho defendido que a Sesau faça a convocação e de posse a esses concursados”, concluiu.

Fonte: ALE/RO