Rolim de Moura,

Em Rondônia regime especial para o PAA é renovado com a receita estadual
No estado atualmente, 11 associações de agricultores familiares operam projetos do PAA.

Por Conab
Publicado 12/12/2020
A A

Os agricultores familiares de Rondônia que participam do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) poderão continuar comercializando seus produtos com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) por meio de suas associações. A medida é possível após a renovação do Regime Especial - Ato Concessório nº 100/2011, entre Conab e Secretaria de Estado de Finanças (Sefin).

“A renovação do acordo é de suma importância para o fortalecimento da agricultura familiar do estado. Sem esse entendimento não haveria possibilidade das associações acessarem o PAA, apenas as Cooperativas, que são minorias em se tratando de organizações de agricultores familiares”, ressalta o superintendente da Conab em Rondônia, Anderson Gomes.

Outra facilidade possibilitada pelo Regime Especial é a circulação de produtos a partir da utilização da Guia de Remessa de Alimentos, que cobre o transporte das mercadorias do local de produção até o endereço de entrega, que pode ser a rede socioassistencial do estado, escolas, creches, bancos de alimentos ou outros. Diante deste cenário, na impossibilidade das associações emitirem notas fiscais, a Conab emite as notas de entrada e de saída dos produtos nos estoques, englobando todas as operações lançadas nas Guias, em cumprimento à legislação tributária.

Além disso, o Ato renovado também disciplina o cumprimento de obrigações relativas ao Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS).

Inicialmente formalizado em 2011 e com vigência até este ano, o Ato Concessório passa a ter prazo indeterminado. Em Rondônia, atualmente, 11 associações de agricultores familiares operam projetos do PAA e outras 14 estão com propostas aprovadas pela Companhia e, nos próximos meses, iniciarão a comercialização dos produtos.


 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Conab