Rolim de Moura,

Rondônia prepara logística para imunização da Covid-19; vacinas adquiridas pelo governo federal serão repassadas ao Estado
Seguindo firme nas estratégias de imunizações à Covid-19, a previsão é que o Estado receba a vacina na primeira semana de março de 2021

Publicado 15/12/2020
Atualizado 15/12/2020
A A

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Agência de Vigilância em Saúde (Agevisa), se prepara para atuar na logística de distribuição da vacina contra a Covid-19, comprada pelo Ministério da Saúde (MS) e repassada aos estados do Brasil, prevista para chegar em março do próximo ano (2021).

Durante coletiva à imprensa, ocorrida nesta última quarta-feira (9), foi informado que Rondônia já está preparado para o recebimento, aguardando apenas a validação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Neste mesmo dia, pela manhã, a equipe multiprofissional da Agevisa se reuniu para discutir as tratativas, seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunização, já executado no Estado. O propósito é reforçar as ferramentas de apoio à Saúde Pública para, quando a vacina chegar, seja distribuída imediatamente aos municípios para imunização.

Os laboratórios vão começar a enviar os relatórios da terceira fase para mais um teste, que estava dependendo da Anvisa, para que este calendário seja concluído. A previsão é que o Estado receba a vacina na primeira semana de março de 2021.

Preliminarmente, na primeira fase serão contemplados os trabalhadores da Saúde, pessoas acima de 75 anos e população indígena. Serão aplicadas duas doses da vacina Oxford/AstraZeneca com intervalo de 28 dias. A quantidade de vacinas a ser recebida no Estado, será de acordo com a quantidade de população. O Governo do Estado segue firme com as ações de enfrentamento à Covid-19, buscando estratégias, em conformidade com as diretrizes do MS.

“O Estado de Rondônia, na manhã da terça-feira, dia 8, representado pela equipe que faz parte da vacinação participou de videoconferência com alguns governadores, em que foram tratados vários assuntos e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, deixou bem claro, quem vai comprar a vacina. É o MS quem compra e distribui vacinas no Brasil, e isso acontece há décadas”, enfatizou o secretário de Estado da Saúde, Fernando Máximo.

Máximo disse ainda que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) é considerado o melhor do mundo, sendo o Brasil o melhor país em capilarizar, distribuir vacinas para todas as regiões, estados, municípios, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas. “Fazemos isso com muita expertise e experiência, e esse ano não será diferente, só precisamos de alguns detalhes da vacina que vai ser comprada, como por exemplo, temperatura de armazenamento e logística para distribuição”, pontua o secretário.

VALIDAÇÃO PELA ANVISA

Segundo a Sesau, o Governo Federal vai comprar qualquer vacina, desde que esteja autorizada pela Anvisa. De acordo com a diretora geral da Agevisa, Ana Flora Gerhardt, o Governo de Rondônia irá aguardar a validação, com prazo de 60 dias para que a vacina seja certificada.

Enquanto isso, a equipe multiprofissional da agência estadual fez visitas em toda a rede de distribuição dos imunobiológicos que fica nas regionais de Saúde. O trabalho de rotina às regionais de Saúde já faz parte dos trabalhos da Agevisa, responsável pela verificação e funcionamento das câmaras de frio, distribuição e logística.

RONDÔNIA ESTÁ PREPARADA

De acordo com o coordenador Estadual de Imunização, Ivo Barbosa, Rondônia tem a melhor rede de frio do Brasil, elogiada pelo representante do Ministério da Saúde, Semi Melhen, o que é importantíssimo para o armazenamento das vacinas.

“Tudo depende da Anvisa, órgão que vai liberar a vacina. O Estado de Rondônia está preparado para receber as doses. Não temos preocupação nenhuma, pois será mais uma vacina que fará parte do nosso calendário de imunização. Temos toda a logística organizada e estamos apenas aguardando o MS entregar ao Estado, e nós faremos a distribuição aos municípios”, destacou o coordenador.

A diretora da Agevisa, Ana Flora, frisou que o centro de distribuição dos imunobiológicos fica em São Paulo, em Guarulhos e Rondônia recebe na Rede de Frio Estadual, uma das melhores estruturas físicas do Brasil por ser completa e organizada. “Rondônia está preparada para receber as vacinas, temos uma das melhores estruturas para acomodar nas redes frias as vacinas que virão, além de termos em estoques seringas e agulhas, e mais as que serão doadas pelo MS”, enfatizou a diretora.

Ivo não pensa diferente. “Somos treinados para isso, assim que chegarem as vacinas nossos caminhões refrigerados já estão preparados para receber, onde iremos entregar para as regionais e as regionais irão abastecer os municípios para imunizar a população. Tudo será definido pelo MS”, destacou o coordenador.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram