Rolim de Moura,

Ministério do Desenvolvimento Regional divulga diagnóstico sobre Saneamento Básico no Brasil

Publicado 17/12/2020
Atualizado 17/12/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA / Agência CNM de Notícias

A situação de cobertura e serviços de saneamento no Brasil foi apresentada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), nesta terça-feira, 15 de dezembro, via live transmitida pelo youtube. Na ocasião, a pasta divulgou os Diagnósticos do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (Snis) referente a 2019. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acompanhou o evento e reforça a importância do tema para os gestores municipais. 

De acordo com os diagnósticos do SNIS, em 2019, cerca de 2.864 prestadores de serviços forneceram informações sobre Abastecimento de Água Potável e Esgotamento Sanitário (SNIS-AE). Para o serviço de abastecimento de água, são representados 5.191 Municípios, com população urbana residente de 174,7 milhões de habitantes, assegurando uma representatividade de 93,2% em relação ao total de Municípios e de 98,2% em relação à população urbana do Brasil. Para esgotamento sanitário, a quantidade de municípios é de 4.226 e a população urbana residente de 165,4 milhões de habitantes, uma representatividade de 75,9% em relação ao total de municípios e de 92,9% em relação à população urbana do Brasil.

Em relação ao diagnóstico do SNIS, são destacados os dados que permitem identificar o comportamento dos serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos em 2019 nos Municípios brasileiros, a partir das informações prestadas, indicadores e estimativas calculadas. Na atual edição, 3.712 Municípios participaram da coleta, isto é, 66,6% do total do país. Em termos de população urbana este percentual representa 86,6% ou 154,2 milhões de habitantes.

Por fim, em relação ao Diagnóstico de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas, do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS - AP), ano de referência 2019, foram apresentadas considerações sobre as variações metodológicas introduzidas entre as coletas de 2018 e 2019.

Anualmente, são coletados dados dos Municípios e dos prestadores de serviços de saneamento. Depois, eles são estruturados e disponibilizados à sociedade por meio dos Diagnósticos e da aplicação web Snis Série Histórica. A CNM destaca que agora é possível acessar on-line também o Painel de Informações sobre Saneamento, que traz um panorama do setor e permite o acesso de forma interativa. A ferramenta permite visualizar, de forma simples, informações e indicadores divididos em três âmbitos: nacional, macrorregional e estadual.

Com abrangência nacional, o Snis reúne informações de caráter institucional, administrativo, operacional, gerencial, econômico-financeiro, contábil e de qualidade da prestação de serviços de saneamento básico em áreas urbanas dos quatro componentes do saneamento básico. Os objetivos do sistema são: planejar e executar políticas públicas; orientar a aplicação de recursos; conhecer e avaliar do setor saneamento; avaliar o desempenho dos serviços; aperfeiçoar a gestão; orientar as atividades regulatórias e de fiscalização e exercer controle social.

Nesse sentido, a Confederação reforça a importância de os gestores públicos estarem atentos aos prazos que são abertos, anualmente, pelo MDR, e que necessitam do preenchimento de informações por parte dos titulares dos serviços públicos de saneamento básico e/ou por parte dos prestadores de serviço de saneamento.

A CNM ressalta ainda a obrigatoriedade de preencher dados no Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir); e ressalta a importância dos gestores estarem atentos ao Novo Marco Legal do Saneamento Básico, Lei 14.026/2020.

A CNM lembra que após 31 de dezembro de 2022, a existência de plano de saneamento básico, elaborado pelo titular dos serviços, será condição para o acesso aos recursos orçamentários da União ou aos recursos de financiamentos geridos ou administrados por órgão ou entidade da administração pública federal, quando destinados a serviços de saneamento básico.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram