Rolim de Moura,

Governo de Rondônia aprova projeto para promover a exportação de produtos rondonienses
O projeto tem como meta aumentar as exportações das pequenas e médias empresas em 10% ao ano

Publicado 19/12/2020
A A

O Governo de Rondônia, através da Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) autoriza a utilização de recursos do Fundo de Investimento e de Desenvolvimento Industrial do Estado de Rondônia (Fider) para a realização do Programa para Desenvolvimento da Exportação no Estado de Rondônia (Procomex).

A aprovação do projeto aconteceu durante a 70ª Reunião Ordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) e representantes da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), como uma forma de internacionalização de empresas. 

O Procomex é um projeto da Fiero em parceria com a Sedi, e tem o objetivo de auxiliar empresas com potencial para exportação de produtos, insumos e matéria-prima produzidos no Estado de Rondônia para outros países, buscando o aumento das exportações de pequenas e médias empresas em 10% ao ano.

O projeto tem como público-alvo os empresários, empreendedores e investidores de Rondônia. A meta é atender 60 empresas no período de 20 meses. 

Serão utilizados mais de R$ 700 mil do Fundo para investir no suporte, orientação, desenvolvimento, relacionamentos e realização de conexões entre as empresas.

“A ideia de criar um escritório de exportação surgiu em meio à pandemia, onde percebeu-se que com a crise poderíamos nos reinventar e ajudar os empresários, aproveitar a dificuldade para buscar novas perspectivas através da promoção à exportação”, destacou o superintendente da Sedi, Sérgio Gonçalves.

Já o superintendente da Fiero, Gilberto Baptista, ressaltou que o desejo é trazer uma cara nova ao Estado, em relação ao comércio exterior. “Vamos atender empresários de todos os municípios. O foco é a indústria, mas não está limitado apenas à indústria, vamos atender a todos”, afirmou. 

“O Procomex vem com esta ideia de desenvolver as exportações no Estado de Rondônia, prestando suporte, orientação e desenvolvendo relacionamentos e conexões entre empresas rondonienses e potenciais compradores nacionais e internacionais. Rondônia só tem a ganhar com um projeto criado, pensando em nossos empresários”, enfatizou a coordenadora da Invest Rondônia, Suéllen Lemos.

Durante a reunião, o vice-governador de Rondônia, José Jodan, destacou que o Procomex irá fortalecer os pequenos agricultores tornando o Estado mais competitivo. “Esse projeto vai alavancar a economia de Rondônia”, finalizou.  

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram