Rolim de Moura,

Projeto de Lei que Libera recursos de fundos públicos para combate à Covid-19

Publicado 23/12/2020
A A
FOTO: ASSESSORIA

Na última sexta-feira (18), a Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei complementar (PLP) 137/20, que libera cerca de R$ 167 bilhões para serem utilizados no combate dos efeitos econômicos provocados pela pandemia do coronavírus. O líder do Podemos na Câmara, deputado federal Léo Moraes (RO), comemorou a aprovação, já que o PLP 167/2020, de sua autoria, com a mesma proposta, encontra-se apensado ao Projeto.

O texto, que ainda será analisado pelo Senado, objetiva amenizar o déficit nas contas públicas devido à queda de arrecadação neste ano provocada pelo isolamento social necessário ao enfrentamento da doença e pelo aumento das despesas emergenciais, de saúde e de ações para manutenção de empregos e renda.

A proposta de Léo Moraes chamou atenção ao estabelecer minuciosamente as despesas que poderiam ser financiadas. Segundo o parlamentar, os fundos públicos constituem relevantes instrumentos de gestão e precisam ser bem direcionados. “Dado o agravamento da desigualdade social na esteira da pandemia de COVID-19, julgamos que o Fundo Social deve continuar a manter programas nas áreas de combate à pobreza, desenvolvimento da educação e da saúde pública, por exemplo”, justificou.

A proposta aprovada determina que os recursos desvinculados sejam executados em classificação específica, de modo que seja possível a identificação no Orçamento. Além disso, incluiu-se na redação regras para renegociação de dívidas dos estados com a União. Os recursos desvinculados dos 26 fundos deverão ser destinados também às despesas orçamentárias da União cujas fontes de financiamento apresentaram queda de arrecadação.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: Assessoria de Imprensa