Rolim de Moura,

Idep investe em Educação Profissional com contratações de instrutores e melhorias nas unidades do Estado de Rondônia

Publicado 26/12/2020
Atualizado 26/12/2020
A A
Fotos: Jaqueline Malta e Maicon Lemes

O Governo de Rondônia, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional de Rondônia (Idep) tem voltado a atenção especial às ações que promovem mudança e progresso na vida de centenas de famílias. Apesar dos tempos desafiadores, o resultado desse trabalho tanto na Capital, quanto no interior do Estado tem sido positivo, estimulando a equipe técnica do Instituto a dar continuidade aos trabalhos em 2021.

De acordo com a presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira explica que, apesar do cenário delicado em que todo o mundo se encontra, Rondônia deu grandes saltos na Educação Profissional. Um ponto alto destacado pela presidente foi quanto ao processo de aquisição de quatro unidades móveis, que inclusive já está dada a ordem de fornecimento para fabricação e entrega, são as chamadas, “escolas móveis”, sendo: Unidade Móvel de Imagem Pessoal, de Panificação e Confeitaria, de Máquinas Agrícolas, e, de Piscicultura e Frigorífico. Um investimento de quase R$ 9 milhões que irá refletir no aprimoramento da mão de obra do público alvo em todo Estado.

A previsão é que as unidades móveis sejam entregues até meados de março, um avanço na Educação Profissional como nunca existiu. “Essas unidades móveis irão dar toda condição para desenvolver as capacitações, de acordo com a vocação econômica do Estado. A meta é que os 52 municípios sejam assistidos por esse trabalho, de acordo com as demandas e potencialidades de cada região. O nosso propósito é investir no ser humano e ajudar nossos jovens a construir uma carreira profissional e ampliar o leque de oportunidades podendo empreender ou mesmo empregar-se em qualquer ambiente laboral. A formação técnica dá essas oportunidades, inclusive minimiza consideravelmente a evasão escolar, dando motivos para eles prosseguirem na carreira profissional, ou mesmo criar uma consciência da construção da carreira em si, ” observou.

Além disso, o Idep também fez a abertura de três editais de processos simplificados, para a seleção e credenciamento de candidatos para contratação temporária, a fim de compor o quadro da equipe, com instrutores para atuarem nos cursos de técnicos, formação inicial e continuada, (cursos de qualificação). O Governo do Estado vai mais além, com recursos do Programa de Apoio Financeiro (Proafi), aplicados em pequenos reparos na manutenção escolar.

O Idep também fez investimentos de manutenção predial em dois blocos de alojamentos e da cozinha da unidade executora Centro Técnico Estadual De Educação Rural Abaitará (Centec Abaitará), em Pimenta Bueno. Ainda nesta unidade, foram adquiridos três ônibus escolares, visando oportunizar aos estudantes das escolas do entorno com cursos técnicos vocacionados ao Agronegócio. Outros investimentos também contemplaram a estruturação da Escola Técnica Estadual (Etec) em Porto Velho, com mobiliário, computadores para laboratórios de informática e equipamentos apropriados para uma escola técnica.

Com o oferecimento dos cursos técnicos e profissionalizantes, o Idep totalizou em 2020, 1.629 alunos matriculados, sendo mais de mil jovens e adultos inscritos nos cursos de Formação Continuada, além de uma equipe técnica de 261 professores preparados para ministrar os cursos disponibilizados pelo Instituto. Todo esse progresso só demonstra a sensibilidade por parte do Governo do Estado, em gerar melhores condições para que os jovens possam ter mais oportunidade no mercado de trabalho.

Para 2021, já estão programadas mais de 15 mil vagas, para cursos técnicos e de qualificação profissional, principalmente para os jovens, a partir dos 15 anos de idade. Os cursos oferecidos também contemplarão o “V Itinerário do novo Ensino Médio”, além de cumprir com o apelo apregoado no Plano Estadual de Educação, e ainda, as batalhas que visam expansão da Eeducação Profissional encetadas no Planejamento Estratégico 2019-2023.

O Idep também desenvolve ações em parceria com outras secretarias, como a de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), da Justiça (Sejus), da Agricultura (Seagri), da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), a Superintendência Estadual de Turismo (Setur), entre outras.

Senso de propósito de vida. Esse é o foco principal das ações de iniciativa do Idep no decorrer de 2020. E para o próximo ano não será diferente, a meta é desenvolver novos cursos de capacitação, primando pelo desenvolvimento social, educativo e profissional, atrelado ao desenvolvimento econômico do Estado de Rondônia.