Rolim de Moura,

Inep corrige informação e diz que ainda analisará nova data do Enem para cidades que não fizerem a prova
Decisão judicial permite que, se autoridades sanitárias considerarem arriscada a realização da prova, o Inep deverá reagendar o exame. A autarquia afirmou posteriormente que essa data ainda será anunciada.

Por G1
Publicado 15/01/2021
Atualizado 15/01/2021
A A

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) corrigiu uma informação passada nesta quarta (13) e disse que ainda será marcada uma data especial para as cidades que considerarem a realização do Enem perigosa no contexto da pandemia de Covid-19.

Correção: ao ser publicada, às 18h15, essa reportagem afirmava que o Enem 2020 seria reaplicado nos dias 23 e 24 de fevereiro aos candidatos dos casos previstos pela decisão da Justiça Federal em SP da última terça (12). A nota se baseou em informação transmitida pela assessoria de comunicação do Inep. Essa data ainda será definida e anunciada posteriormente. A informação foi corrigida às 21h20.

Na terça (12), a juíza Marisa Cucio, da 12ª Vara Cível Federal de SP, negou o pedido de adiamento da prova, e afirmou que caso sejam necessárias "eventuais restrições mais severas de mobilidade social ou lockdown (...) que impeçam a realização" do exame em alguma região, a prova deverá ser reaplicada pelo Inep – mas apenas nestes casos específicos.

O Inep possui uma data de reaplicação de prova (23 e 24 de fevereiro), que servirá para que candidatos privados de liberdade ou que tiverem sintomas de Covid-19 em janeiro. A data, no entanto, não valerá para municípios que não aplicarem o exame com base na decisão judicial.

Cronograma
Abaixo, veja as datas atualizadas:

17 e 24 de janeiro:
Enem impresso para todo o país

31 de janeiro e 7 de fevereiro:

Enem digital

23 e 24 de fevereiro:

Enem para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL);

reaplicação para afetados por problemas pontuais, como enchentes, que impeçam o acesso ao local de prova.

Fonte: G1