Rolim de Moura,

Agevisa entrega preservativos e insumos à comunidade de gênero
O material vai ser usado para orientação, palestras e distribuído entre o público transgênero

Publicado 15/01/2021
A A

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa) realizou esta semana a entrega de insumos, preservativos, lubrificantes e material gráfico, destinado à prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), do HIV/Aids e das Hepatites Virais (DIAHV), ao Fórum das Organizações Não Governamentais (ONGs) – Aids Rondônia, com sede na Associação Madre Tereza de Calcutá (Amatec), no bairro Santa Bárbara, em Porto Velho.

O diretor em exercício da Agevisa, Edilson Silva, realizou a entrega simbólica dos materiais e disse que a parceria fortalece o atendimento a população transgênero. “Dessa forma a Agevisa consegue alcançar um público maior, ter um diálogo mais próximo entre o poder público e as comunidades. Além de distribuir os insumos, conseguimos informar à população sobre a rede de assistência e cuidados”.

O material vai ser usado para orientação, palestras e distribuído entre o público alvo. Segundo a coordenadora geral do Fórum e secretária-executiva da Amatec, Denise Limeira, o período pandêmico restringiu o atendimento às comunidades e por isso aumentou a necessidade da Ong ir aos núcleos prestar a assistência. “Para fazer a prevenção e promover os cuidados é fundamental os insumos. Fazemos trabalhos de divulgação, combate, prevenção e somos um veículo de assistência à população, por possuirmos uma grande rede de voluntários”,  justificou Denise.

O Fórum existe desde 2001 e tem um polo no município de Ji-Paraná, o que totaliza um atendimento a oito organizações espalhadas no Estado. O trabalho em Porto Velho chega aos residenciais como o Orgulho do Madeira e Cristal da Calama, associações de bairros, escolas e demais organizações que contribuem com a aproximação do público.

Em reunião com a equipe da Agevisa no final de dezembro de 2020, os segmentos entraram em acordo para reconstrução de um plano estratégico para reduzir a transmissão do HIV/aids e das hepatites virais e para promover a qualidade de vida dos pacientes.

A representante da Comunidade Cidadã Livre, Karen Oliveira, participou da entrega de insumos e relatou o desejo de organizar as atividades de forma que os beneficiados possam ser inseridos no atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Karen falou que a união fortalece as instituições que atendem a população afetada por ISTs/ Aids/ Hepatites Virais/ Sífilis/Tuberculose e torna o trabalho mais eficiente. “Assim podemos organizar melhor para dar suporte, mapear, chegar a um quadro geral para atender e ajudar o Estado a cumprir com suas políticas públicas”, disse.

Em conversa com os profissionais da Agevisa, Karen relatou que antes os ativistas iam a bares, ruas, avenidas, guetos, e abastecia os pontos com material de uso e informativos, mas com a pandemia os redutos foram reduzidos e foi necessário traçar outra estratégia, até porque algumas pessoas mal intencionadas se apropriavam e até comercializavam o material.

AGEVISA

Diante da pandemia, uma das estratégias de prevenção foi a organização do processo de trabalho, a fim de evitar a exposição dos pacientes nos serviços de saúde.

A Coordenação Estadual de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais/Agevisa, ampliou a dispensação da terapia antirretroviral (ARV) aos Serviços de Assistência Especializada/SAE, para dispensação da medicação para três meses (90 dias), aos pacientes a fim de reduzir a circulação e sua exposição nos serviços de saúde.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram