Rolim de Moura,

Rondônia registra mais de 1,7 mil casos Covid-19 entre indígenas e chega a 31 mortes
No total, 16 povos já foram atingidos pela doença no estado. Segundo a entidade 63 indígenas estão sob suspeita de infecção.

Por G1 RO
Publicado 18/01/2021
A A

O número de casos confirmados do novo coronavírus entre os indígenas de Rondônia chegou a 1.796. Isso corresponde ao levantamento computado até 14 de janeiro de 2021 pela Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab). Agora, são 31 mortes por causa da Covid-19 entre os povos na região. Outros 63 indígenas estão sob suspeita de infecção.

O levantamento é feito baseado em informações de lideranças indígenas, notas de falecimento da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), organizações que fazem parte da rede da entidade e profissionais de saúde.

Conforme a Coiab, os povos indígenas atingidos em Rondônia pela Covid-19 são:

Aikanã;
Arara Karo;
Cinta Larga;
Kanoê;
Karitiana;
Karipuna;
Kassupa;
Mura;
Oro War;
Paiter Suruí;
Parintintin;
Piripkura;
Puruorá;
Sakirabiat;
Tupari; e
Wajuru.
Na Amazônia brasileira o estado com mais povos atingidos é o Amazonas com 8.137 casos confirmados e 229 mortes. Seguido do Pará com 6.246 diagnósticos positivos e 101 mortos.

Vacina contra Covid-19
No último domingo (17) aconteceu a primeira vacinação contra a Covid-19 no Brasil, entre indígenas o nome que entra para a história é o de Vanusa Kaimbé, da aldeia Massacará. Ela é técnica de enfermagem, assistente social e tem 50 anos.

Vanusa foi vacinada na cidade de Guarulhos, em São Paulo, onde mora há 33 anos na aldeia multiétnica Filhos da Terra. Nesta segunda (18), ela falou sobre a esperança crescente junto com o começo da imunização, além do respeito aos cientistas.

"É uma felicidade, uma gratidão muito grande. Estou me sentindo com esperança. A palavra do dia é esperança, é felicidade. Foi uma felicidade ser a primeira indígena vacinada. Gratidão aos cientistas que dedicaram suas vidas em um tempo curto, para encontrar uma vacina e dar uma esperança para a gente", disse.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: G1 RO