Rolim de Moura,

Alinhamento entre governo federal e governo estadual garante avanços para o enfrentamento à pandemia em Rondônia
Estreito relacionamento com a Presidência da República viabiliza medidas para, em conjunto, salvar vidas

Por Secom
Publicado 23/01/2021
Atualizado 23/01/2021
A A

A pandemia colocou Rondônia e o mundo inteiro em uma grande e inédita batalha contra um vírus e neste cenário desafiante para a humanidade, o Governo do Estado tem buscado constantemente, no estreito relacionamento com a Presidência da República, medidas para, em conjunto, salvar vidas, com o recebimento de repasses financeiros, adoção de protocolo medicamentoso, aparelhamento de hospitais e a imunização dos rondonienses.

A mais recente conquista foi a ampliação de doses da vacina contra a Covid-19, repassadas para o Estado, nesta primeira etapa, pois mesmo o Brasil sendo surpreendido com baixa das doses estimadas, devido ao atraso da chegada da vacina (AstraZeneca-Oxford) produzida na Índia, e contando apenas com a CoronaVac, quase 50 mil doses foram distribuídas aos municípios rondonienses.

Durante a missão na distribuição das doses da vacina nos polos regionais da Saúde, na terça-feira (19) e quarta-feira (20), o governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, agradeceu ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, e ao Ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pela quantidade de doses enviadas para Rondônia e pelo trabalho firme desenvolvido no país quanto ao Plano Nacional de Vacinação.

O Governo de Rondônia já recebeu 25 ventiladores pulmonares, sendo 20 de leitos e cinco de transporte, usados em ambulâncias, enviados pelo governo federal, através do Ministério da Saúde, para reforçar o combate à doença. O governo federal ainda contribuiu com a distribuição dos 4.800 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19, que foram repassados para os 52 municípios de Rondônia através do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems/RO).

Rondônia também seguiu o protocolo de tratamento medicamentoso. Assim como o presidente do Brasil, o governador defendeu que na luta travada contra a Covid-19 era necessário usar as armas que existem para salvar vidas, como a distribuição de medicamentos à população para tratamento precoce da doença.

Através de drive-thrus, os que testaram positivo receberam kit de medicamentos. O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), encaminhou para os 52 municípios o medicamento de tratamento da Covid-19. A Sesau criou um fluxo de distribuição de unidades de cloroquina através das regionais da Saúde.

Outra grande contribuição do governo federal foram os repasses financeiros para o enfrentamento à pandemia. O mais recente ocorreu neste mês de janeiro, com o envio ao Estado de Rondônia de mais de R$ 17 milhões, a maior parte dele, o governo estadual decidiu distribuir para os municípios, a fim de ajudar no combate à doença.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram