Rolim de Moura,

Carreatas pelo país pedem impeachment de Bolsonaro
Vacinação contra a covid-19, volta do auxílio emergencial de afastamento do chefe do Executivo são a tônica dos atos.

Por r7
Publicado 24/01/2021
A A

Carreatas pró-impeachment do presidente Jair Bolsonaro agitaram Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo neste sábado (23). Os pedidos de vacina e de afastamento do chefe do Executivo foram a tônica do ato em Brasília, marcado por críticas aos atrasos na imunização da população contra a covid-19.

Depois de se concentrar por cerca de uma hora no monumento Zumbi dos Palmares, no centro do Rio, uma carreata saiu pela cidade causando lentidão no trânsito, mas sem registrar nenhuma ocorrência, de acordo com o 5º Batalhão da Polícia Militar do Rio de Janeiro, que acompanha a manifestação.

A carreata, com cerca de 100 veículos por volta do meio-dia, ocupou uma faixa de uma das principais avenidas da cidade (Av. Presidente Vargas). Bandeiras, buzinas e gritos de "Fora Bolsonaro" eram ouvidos ao longo do caminho.

O movimento foi organizado pelas entidades Frentes Brasil Popular e Povo sem Medo, com apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT), e está sendo realizado em várias cidades do País. As entidades envolvidas criticam a postura de Bolsonaro em relação à crise sanitária, que já fez mais de 210 mil mortos no Brasil.

Brasília
Em São Paulo, centenas de veículos saíram em fila rumo à Avenida Paulista, após a concentração, às 14h, no entorno da Assembleia Legislativa de São Paulo, ao lado do Parque Ibirapuera. Alguns grupos participaram do ato fora dos carros, com faixas e bandeiras, mas a chuva forte atrapalhou. 

Na cidade de São Paulo, ao longo do trajeto, o buzinaço da carreata se intensificava perto de unidades militares, como diante da antiga sede do 2º Batalhão de Polícia do Exército, na Rua Abílio Soares, na zona sul, assim como os gritos de "Bolsonaro genocida". Nos carros, havia bandeiras de partidos de oposição ao governo, bandeiras do Brasil e cartazes improvisados com dizeres como "Fora Bozo".

Nas redes sociais, políticos da oposição divulgaram o evento em Brasília. De acordo com a assessoria da Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 500 veículos participaram do protesto. O Batalhão de Trânsito da PM fez o acompanhamento do ato e nenhuma ocorrência havia sido registrada até a publicação deste texto.

O comboio de carros trazia faixas da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e de partidos como Rede, PT, PSOL e PSTU. Ao som de buzinas, manifestantes pediram o fim da gestão do presidente da República.

"Acabou, acabou! Vai embora (Bolsonaro) leva toda a sua gangue", gritou uma manifestante. A fila de carros saiu da Torre de TV de Brasília e passou pela Esplanada dos Ministérios e por vias secundárias que cruzam a capital de norte a sul.

 

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram

Fonte: r7