Rolim de Moura,

Descarte correto do lixo é fundamental para que recipientes não se tornem criadouros do aedes aegypti
A transição da estação seca para a chuvosa na Amazônia é uma condição de risco a mais para a proliferação do mosquito

Publicado 25/01/2021
Atualizado 25/01/2021
A A

O Governo do Estado de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), alerta à população para não deixar lixo acumulado neste período chuvoso. A agevisa alertou que o lixo é o principal criadouro do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika no Estado, após o Levantamento Rápido de Índices para aedes aegypti. Na pesquisa foi destacada que a mudança da estação seca para a chuvosa é uma condição de risco a mais para a proliferação do mosquito.

Além disso, foram registrados o aumento de casos de dengue em vários municípios do Estado, como é o caso de Primavera de Rondônia. No momento, desde o dia 12 de janeiro de 2021, a equipe da Agevisa vem realizando uma ação no município composta por três ciclos. Atualmente, a intervenção segue para a segunda etapa, que é a aplicação do inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), conhecido popularmente como fumacê, que elimina instantaneamente o mosquito aedes aegypti. Cumpre destacar que o fumacê é utilizada no último caso.

O município quando desenvolve as ações e mesmo assim não consegue controlar os casos, pode solicitar do Estado apoio por via oficial. Dessa maneira é organizado e reunido uma equipe técnica para realização de uma atuação conjunta. Para a coordenadora estadual de doenças vinculadas ao vetor da dengue, Bárbara Moura, é fundamental que a pessoa ao apresentar quaisquer sintomas, faça a notificação a fim de que seja sinalizada nos sistemas. “Nós da Agevisa monitoramos o Sistema de Informação de Agravos e Notificação (Sinan) e o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), para ter acesso a notificações vindas dos municípios, comparando com solicitação de exames. Com isso, mediante apoio ao município, somos capazes de montar um plano de ação para conter esta e demais doenças”, pontua a coordenadora da Agevisa.

Para Joana D’arc Neves, técnica do programa, é muito importante que os rondonienses, neste momento, cumpram todas as medidas de prevenção. Para ela, a atitude tem que vir de todos. “Se cada um puder ajudar, fazendo seu papel, cuidando do seu quintal ou limpando seu espaço. Vamos conseguir combater e evitar o aumento de casos da dengue e outras doenças no Estado”, destaca e exemplifica algumas medidas indicadas pelo Ministério da Saúde (MS).

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

  • Tonéis e barris de água: Mantenha bem tampados
  • Tanques utilizados para armazenar águas: Lave semanalmente por dentro com escova e sabão
  • Caixa d’água: coloque uma tela no ladrão e mantenha bem fechada
  • Calhas: Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr
  • Laje: Não deixe água acumulada
  • Pratinhos de vasos de plantas: Encha com área até a borda ou lavar uma vez por semana
  • Vasos de plantas aquáticas: Troque e lave com escova, água e sabão uma vez por semana
  • Lixo: Coloque em saco plásticos, feche bem fora do alcance de animais e mantenha as lixeiras fechadas
  • Garrafas: Mantenha com a boca virada para baixo
  • Pneus: devem ser acondicionados em locais abertos
  • Piscinas ou fontes: faça sempre a manutenção utilizando produtos químicos apropriados
  • Ralo: Se não for de abrir e fechar, coloque uma tela fina para impedir o acesso do mosquito à água
  • Cacos em cima do muro: Coloque areia dentro
  • Folhas secas e tampas de garrafa: não deixe água acumulada
  • Vasos sanitários (fora do uso ou de uso eventual): devem ser tampados e verificados semanalmente
  • Ar-condicionado: Limpe sempre a bandeja
  • Lonas usadas para cobrir objetos ou entulhos: devem ser bem esticadas
  • Potes para água ou comida de animais: Devem ser higienizadas com água e sabão, de preferência diariamente ou, no mínimo, uma vez por semana

CICLO DO AEDES AEGYPTI

De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), até se tornar um vetor da dengue, chikungunya e zika, o desenvolvimento do aedes aegypti ocorre em quatro fases – ovo, larva, pupa e forma adulta. O ciclo se diversifica em conformidade com a temperatura, disponibilidade de alimentos e quantidades de larvas.

Conforme descrito no site da Fiocruz, “em condições ambientais favoráveis”, as etapas de ovo à forma adulta podem ocorrer entre sete e 10 dias. Portanto, a eliminação do criadouro é muito importante ser promovida, no mínimo, uma vez por semana de modo a interromper o ciclo de vida do mosquito.

A fêmea do aedes aegypti é a única capaz de transmitir a dengue e tem como fonte de alimentação, o sangue humano, que serve para o amadurecimento dos ovos. Contudo, se ela estiver infectada com algum vírus, é neste momento que ela transmite as doenças ao ser humano. Vale mencionar que a fêmea contaminada transmite também aos seus ovos.

Gostou do conteúdo que você acessou?

Quer saber mais? Faça parte dos nossos grupos de notícias!

Para fazer parte, acesse um dos links adiante para entrar no grupo do WhatsApp ou acessar nosso canal no Telegram